Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Brasil-Mundo

Foto: Marcello Casal Jr

Foto: Marcello Casal Jr

Um apagão no fornecimento de energia elétrica na manhã desta terça-feira, 15, atingiu 25 dos 26 estados e o Distrito Federal com falta de energia. 

Segundo o Ministério das Minas e Energia houve uma falha na rede de operação do sistema interligado nacional que afetou a transmissão na rede Norte e Sudeste. Como proteção, por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em vários estados. O serviço está sendo gradualmente reestabelecido conforme a liberação da ONS. Ainda há localidades com problema no fornecimento.

De acordo com informações da Energisa, concessionária que opera o sistema no Tocantins, desde o início da ocorrência, por volta das 8h31, quando o Estado do Tocantins foi afetado, técnicos da empresa atuam de forma ininterrupta no centro de operações e em contato com o Operador Nacional do Sistema.

A empresa também entrou em contato para alertar e dar suporte a hospitais e outras entidades que prestam serviços essenciais no Estado. 

A causa do apagão ainda será apurada. O fornecimento de energia no Tocantins começou a ser restabelecido de forma gradativa por volta de 9h50.

Sem especificar, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que, apesar da ação rápida do governo, há um problema ainda não resolvido em Imperatriz (MA). O presidente Luiz inácio Lula da Silva encontra-se em Assunção, no Paraguai, onde participa da posse do presidente eleito, Santiago Peña. (Atualizada às 13h35)