Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Cristiano Machado Siqueira Campos se encontrou com o ex-deputado federal constituinte Jorge Arbage Siqueira Campos se encontrou com o ex-deputado federal constituinte Jorge Arbage

A redução das desigualdades sociais na região norte brasileira é a pauta principal da I Conferência Macrorregional de Desenvolvimento Regional, promovida pelo Ministério da Integração Nacional, que tem início nesta segunda-feira, 29, em Belém (PA). O governador Siqueira Campos participa da abertura, a convite do ministro Fernando Bezerra, titular da pasta que organiza o encontro, que terá ainda os governadores do Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima. A conferência é realizada em parceria com o Instituto Econômico de Pesquisa Aplicada (Ipea) e termina nesta próxima quarta-feira, 31.

O encontro debaterá a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional. O tema deverá ser enviado a Congresso Nacional até abril de 2013. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, os encontros acontecem depois das etapas estaduais das conferências que reuniram mais de 10 mil pessoas nas 27 capitais do país entre julho e setembro.

O secretário do Planejamento e de Modernização da Gestão Pública do Estado do Tocantins, Francisco Martins de Araújo Neto, e técnicos da pasta participam das discussões. Compõem a comitiva do governador a primeira-dama Marilúcia Uchôa Siqueira Campos, o presidente da Terra Palmas, Gláucio Barbosa, e o secretário-chefe da Casa Militar, Alfrenésio Feitosa.

Domingo

O governador chegou a Belém neste último domingo, 28, e foi recebido em almoço pelo ex-deputado federal constituinte Jorge Arbage. Companheiros na Câmara, em Brasília, por 16 anos, Siqueira Campos e Jorge Arbage abordaram, entre outros temas, situação política do país, alternativas para o desenvolvimento do norte brasileiro e relembraram a atuação no Congresso. 

O processo de criação do Estado do Tocantins também esteve na pauta. “Sou testemunha da luta de Siqueira pela criação do Tocantins. Uma luta que deu certo. Lembro claramente das dificuldades, das posições extremas adotadas por ele como a greve de fome, a hábil articulação no Congresso, apoio dos parlamentares, do doutor Ulisses Guimarães, enfim, uma grande história”, disse.

Já o governador destacou o perfil de Arbage. “Parlamentar exemplar, político que defendia ideais e posições que interessavam ao país”, afirmou, ao relembrar, por exemplo, a atuação na Comissão do Orçamento da Câmara. Durante o almoço, contaram bastidores políticos, falaram da atuação, discussão de projetos e debates no Congresso. “Além de exemplo como político, Jorge Arbage é, acima de tudo, um companheiro leal, um amigo que fiz na vida pública, que ajudou e muito na criação do Tocantins não só como co-autor, mas nas discussões, nos debates em torno desse ideal”, complementou o governador.

Círio de Nazaré

À noite, o governador e integrantes da comitiva prestigiaram a celebração da Missa de Nazaré, numa das últimas atividades do Círio de Nazaré, no santuário de Nossa Senhora. A celebração foi conduzida pelo arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira, que até pouco tempo atuava no Tocantins. Nesta segunda-feira, haverá o Recírio, que encerra oficialmente os festejos com previsão de reunir 50 mil pessoas. (Com informações do Ministério da Integração Nacional)