Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

A deputada Solange Duailibe (PT) apresentou projeto de lei para que seja instituída, na segunda semana do mês de junho, a Semana de Incentivo à Arte nas Escolas. A ideia é promover um ambiente propício para que as crianças percebam que a arte pode ser utilizada como forte recurso educativo, além de contribuir para uma consciência cidadã.

“Com a utilização de algumas ferramentas e atividades desenvolvidas na formação artística para o currículo escolar, vamos proporcionar um desenvolvimento psicossocial às crianças, bem como aumento da autoconfiança e do poder cognitivo dos alunos”, justifica a deputada.

Ação conjunta

Segundo Solange Duailibe, as atividades serão planejadas e desenvolvidas a partir da faixa etária correspondente ao período de alfabetização. O planejamento didático, bem como a estruturação e escolha das atividades mais adequadas, ocorrerá mediante ação conjunta das equipes das Secretarias Estaduais da Educação e da Cultura.

Melhores relações

De acordo com Solange, se uma pessoa tem consciência do que faz com seu corpo, sua compreensão de si mesma é mais profunda e mais significativa. Se uma pessoa consegue controlar sua linguagem corporal, poderá cruzar muitas barreiras defensivas e estabelecer melhores relações.

“Aconsciência da linguagem corporal do outro e a capacidade de interpretá-la, por exemplo, propiciam um maior autocontrole, bem como processos de comunicação mais eficazes”, conclui a parlamentar. (Assessoria de Imprensa)