Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Central de Conciliações de Palmas irá realizar nesta segunda-feira, 05, a partir das 09 horas da manhã uma blitz de mobilização. A equipe informará a população na Avenida Teotônio Segurado, em frente a Polícia Civil sobre a Semana Nacional de Conciliação que será realizada no período de 07 a 14 de novembro.

No Tocantins, o Movimento pela Conciliação deu origem à Coordenadoria Estadual do Movimento pela Conciliação e à Central de Conciliação (apenas em Palmas). A atuação desses dois setores do Poder Judiciário permite a realização da Semana Nacional de Conciliação, evento no qual a solução de conflitos é facilitada pela atuação de diversas instituições da Justiça de todos os municípios.

A Semana Nacional de Conciliação acontece anualmente desde 2006. Neste ano, em sua 6ª edição, o evento acontece de 07 a 14 de novembro. Assim, pela primeira vez, os interessados poderão resolver uma questão judicial durante uma semana inteira, incluindo o fim da semana.

O trabalho da Coordenadoria Estadual do Movimento pela Conciliação é voltado para o público interno do Poder Judiciário, mais especificamente para as comarcas do interior do Tocantins.
A Coordenadoria mobiliza os recursos e instituições necessários para realização de mutirões de conciliação e, periodicamente, para concretização da Semana Nacional de Conciliação.

Por sua vez, a Central de Conciliações é um núcleo existente apenas em Palmas. Por meio desse setor, as pessoas que têm processo em trâmite na comarca da capital podem solicitar uma audiência de conciliação em qualquer período do ano.

A Central de Conciliações tem capacidade de realizar 36 audiências por dia. Com novas instalações, ela conta com três salas de audiências e três conciliadoras capacitadas para atuarem diariamente.