Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Atendendo demanda do Incra – Instituto Nacional de Colonização  e Reforma Agrária,  a ATS – Agência Tocantinense de Saneamento - elaborou proposta para implantação de 156 sistemas de abastecimento de água que atenderão assentados do Incra em 38 municípios de várias regiões do Estado. O valor global do projeto é de R$ 38,5 milhões e vem complementar outro convênio no valor de R$ 5 milhões, como parte do programa “Tocantins sem Sede”, para implantação de 27 sistemas coletivos de abastecimento de água em assentamentos da reforma agrária, na região centro-norte, que vai beneficiar 945 famílias. Os recursos são do Ministério da Integração Nacional e já estão em caixa.

O presidente da ATS, Edmundo Galdino, avalia de forma positiva a ação conjunta da Agência com o Incra na soma de esforços para levar abastecimento de água aos trabalhadores rurais da reforma agrária. “Estamos discutindo essa demanda com o Incra desde o início do ano e agora concluímos os projetos para pleitear os recursos em Brasília”, assinalou. Com essas importantes ações o Governo do Estado, através da ATS, está buscando a universalização da água no campo.

Conforme levantamento apresentado pela Superintendência Regional do Incra existem 175 assentamentos com necessidade de água tratada. De acordo com o superintendente Regional do Incra, Ruberval Gomes da Silva, a parceria com a ATS vai melhorar as condições de vida das famílias assentadas ao permitir o acesso aos serviços de abastecimento de água. “Essa parceria beneficiará aquelas famílias de trabalhadores rurais tanto na saúde, quanto na educação e produção de alimentos, combatendo assim a fome e a miséria no campo”, destacou.

As propostas elaboradas pela ATS já foram protocoladas no Siconv  (portal de convênios do Governo Federal) e estão em fase de articulação e análise por parte dos técnicos do Incra nacional. Um diferencial será o modelo de gestão dos sistemas de abastecimento de água que serão mantidos pela ATS, juntamente com a comunidade. A Agência realizará um trabalho social de capacitação com campanhas educativas para conservação e uso racional do sistema. Cada sistema coletivo de abastecimento de água compreende um poço artesiano, reservatório com capacidade para 20 mil litros com clorador para tratamento da água e 4 km de rede de distribuição. (Assessoria de Imprensa)