Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Na tarde desta sexta-feira (17), prefeitos da região sudeste do Tocantins e de outros municípios castigados pela seca no Estado reuniram-se pela segunda vez com o senador Ataídes Oliveira (PSDB), em Palmas, para o planejamento da política de enfrentamento à seca, por meio da reativação do Consórcio Sudeste. Foram discutidas também questões de gestão ambiental e recursos hídricos como aterros sanitários, poços artesianos e barragens.

“O Consórcio Sudeste é o melhor caminho para resolver a questão da estiagem que é extremamente grave na região”, disse o senador. Ele explicou que deverão ser adquiridas duas perfuratrizes para resolver o problema da seca a médio e curto prazo. “O poço é só o primeiro passo, sabemos que a manutenção é cara e a água tem que ser adequada para consumo humano”, observou.

“Além das cisternas que ainda não foram completamente instaladas, o poço artesiano é o que realmente resolve o problema da seca. Mas para os animais a nossa alternativa são as barragens que estão para ser construídas nos municípios” disse a prefeita de Porto Alegre do Tocantins, Edvan Nepomuceno.

Edmundo Galdino, ex deputado federal, contribuiu com uma exposição detalhada sobre o projeto Tocantins Sem Sede e sobre a lei dos resíduos sólidos. “Encontro extremamente proveitoso e com a participação ativa dos prefeitos para o enfrentamento da seca. Estão buscando solução concreta através do consórcio, uma opção viável para a região”, completou.

O prefeito de Almas, Leonardo Cintra, ficou responsável por dar andamento aos trâmites legais para a eleição da nova diretoria do consórcio e foi convidado pelo senador para ir a Brasília para credenciamento do programa.

Nos próximos dias, o senador afirmou que marcará audiência com Eder Martins, presidente da ATS – Agência Tocantinense de Saneamento e com a Saneatins para tratar do assunto.

Também estiveram presentes na reunião os prefeitos: Aloilson Cardoso  (Aurora do Tocantins), Mariinha  (Combinado), Fábio Vaz (Palmeirópolis), Edson Lustosa (Paranã), Almir Amaral (Pindorama), José Luciano Azevedo (Ponte Alta), Aílton Araújo (Santa Rosa), João Cassoli (São Valério de Natividade), Eronides Queiroz (Taguatinga) e a vice prefeita de Ipueiras, Detinha.