Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (SISEMP) informa nesta quarta-feira, 07, que recebeu inúmeras reclamações dos servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Palmas. Segundo o sindicato e de acordo com a categoria, a última aplicação da injeção T 61 - eutanásico de animais domésticos - ocorreu no dia 29 de outubro. A falta do eutanásico proporcionou uma superlotação nos canis e, diariamente, chegam mais animais.

Como estes locais não possuem tela, os servidores acreditam que isso facilita a disseminação do mosquito do calazar, já que há um acúmulo de animais soropositivos.

O presidente do Sisemp, Carlos Augusto de Oliveira, falou do problema que se tornou um risco de saúde pública. “Há canis com mais de 20 animais. Não podemos admitir que o servidor trabalhe com essa exposição e conte com a sorte para não ser contaminado”, critica Carlos Augusto.

Outras reclamações

A quantidade incalculável de pneus a céu aberto é mais um foco disseminador de doenças para os próprios servidores que ali trabalham. Esta entidade sindical encontrou foco de mosquito da dengue dentro dos pneus que estão amontoados.

A categoria explicou que essa armazenagem dos pneus fere a resolução da Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) 146/09 que determina as regras de destino dos resíduos pneumáticos.

Outra preocupação dos servidores é que, como o mosquito da dengue alcança um raio de 800 metros, é possível que se chegue à Universidade Federal do Tocantins.

Veículos sucateados

O Sisemp informa ainda que as camionetes do CCZ estão sucateadas, não contribuindo, de fato, para o desempenho das atividades dos servidores e com a “excelência no atendimento que a população merece”.

Da mesma forma, os banheiros do CCZ não estão funcionando segundo o sindicato, e, há tempos, não recebem uma adequada manutenção. Ainda hoje, a diretoria do Sisemp encaminhou um ofício ao Secretário Municipal de Saúde e aguarda seu posicionamento.