Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Ascom Ruraltins

Foto: Ascom Ruraltins

Com o tema o Associativismo na Atividade Apícola, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), realiza nesta sexta-feira, 9, o 1º Encontro de Apicultores de Marianóplis do Tocantins, cidade a 178 km de Palmas.

O evento, que será realizado das 14h às 18h, no Centro Comunitário da cidade, visa proporcionar aos participantes informações acerca do associativismo na produção apícola, como também, propor uma ampla discussão sobre a necessidade de reativar a Associação dos Apicultores de Marianópolis (Apima), entidade que foi uma das primeiras do gênero a ser fundada na região, em 1997, e que atualmente encontra-se desativada.

Segundo Agnaldo Barbosa, responsável pelo escritório local do Ruraltins, além do aspecto associativo pretende-se levar ao público as perspectivas futuras da atividade no Estado e dos investimentos na área que estão sendo realizados. “Com esse encontro os apicultores terão a chance de uma discussão mais ampliada sobre a questão associativa no município, reativando a Apima e em

último caso criando uma nova Associação”, disse.

O evento pretende reunir de 30 a 40 apicultores da região.

Produção

Neste ano, o município de Marianópolis produziu aproximadamente 1.840 kg de mel, e conforme Agnaldo Brabosa, a região tem grande potencial para ampliar a produção. “Com o encontro queremos impulsionar a apicultura, e através da organização e reativação da Associação de Apicultores de Marianópolis, os produtores poderão trabalhar de forma organizada”, concluiu.

Programação

14h:00 – Abertura / apresentação dos participantes;

14h:30 – Resgate histórico da apicultura no município;

14h:45 – Os investimentos e as perspectivas futuras da atividade no Estado do

Tocantins;

15h:30 – Associativismo na atividade apícola;

16h:15 – Intervalo;

16h:30 – Discussão sobre reativação da APIMA / Encaminhamentos;

18h:00 – Encerramento.

(Ascom Ruraltins)