Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Grupo Balé Folclórico do Carmo sobe ao palco do Teatro Fernanda Montenegro, localizado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, para apresentar o espetáculo de dança Jiquitaia, nesta quarta e quinta-feira, 14 e 15, com sessão as 20h30. O ingresso pode ser adquirido na bilheteria do teatro a R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 a meia entrada para estudantes. 

A peça percorre através de danças tradicionais, da origem a tradição, do sagrado ao profano, da rua para o palco, a cultura popular do Tocantins. A estreia de Jiquitaia aconteceu no ultimo dia 10, em Monte do Carmo e após a apresentação na capital, o grupo retorna com outra apresentação em Monte do Carmo e em seguida, se apresenta em Porto Nacional. 

Segundo Maykel Araújo, diretor e coreografo do Balé Folclórico do Carmo, o grupo propõe levar ao palco a rica manifestação de rua da cultura popular tocantinense em uma hora de apresentação com um espetáculo cheio de brilho e alegria, embalados por uma trilha sonora tocada ao vivo pelos músicos do balé, com arranjos e batidas de tambores, “que não deixam o publico ficar parado”.  

“O balé folclórico do Carmo leva para o palco 12 bailarinos e 4 músicos, tem duração de uma hora, e esta repleto de muita alegria e figurinos pomposos. A ideia do espetáculo é mexer com o intimo através de três pontos, a fé, a dor e principalmente a alegria através de um caldeirão de cultura popular do Tocantins, com muita dança e canto”, destaca o coreógrafo. 

O espetáculo foi contemplado com o prêmio Arnoud Rodrigues 2011 de montagem de espetáculo através do Fundo Estadual de Cultura, patrocinado pela Secretaria Estadual de Cultura e conta com o apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP). 

Sinopse 

Jiquitaia conta a origem da cultura tocantinense, partindo da chegada dos escravos nas terras do norte de Goiás, narrando à tortura sofrida dentro das embarcações em que eram transportados, e contando a luta para manter a crença religiosa em meio a influencia dos padres jesuítas, e a origem dos festejos de Nossa Senhora do Rosário.  

Com um giro pelas festas que permeiam as cidades do interior do Estado, a peça destaca os personagens que encantam, como as taieiras, os congos, as dançadeiras de tambor, os caretas e os sagrados como os foliões, o rei e a rainha. Passa também pela fé do povo destacadas nas grandes romarias como a do senhor do Bonfim e a grande influência dos indígenas na cultura, encerrando o espetáculo com a participação do povo, como acontece nas festas populares em todo o Estado.   

Oficina 

O Grupo Balé Folclórico do Carmo ofertará gratuitamente na quinta-feira, 15, de 14 às 17 horas, oficina de danças populares do Tocantins como o tambor, congos, taieiras, danças indígenas e dança afro. A oficina acontece na sala de dança do Centro de Criatividade, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Mais informações no email  dremaykel@yahoo.com.br.