Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Mostra acontecerá no Espaço Cultural

Mostra acontecerá no Espaço Cultural Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Mostra acontecerá no Espaço Cultural Mostra acontecerá no Espaço Cultural

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) realiza a “Mostra Palmas de Cinema Brasileiro: dos anos 60 aos rumos do hoje” no Cine Cultura Sala Sinhozinho, localizado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. A programação terá início nesta quinta-feira, 22, e segue até dia 28. A entrada é gratuita, exceto na abertura e no encerramento, pois serão exibidos filmes  inéditos, com ingressos a R$ 8,00 inteira e R$ 4,00 a meia entrada para estudantes.

 As sessões acontecerão às 19 horas, e a programação paralela contará com intervenções artísticas e a exibição de curtas tocantinenses para valorizar as produções locais. Também terá roda de debate, sorteio de livros, filmes e camisetas.

 Serão sete dias de programação, nos quais, além da exibição de clássicos que marcaram a produção da década de 60 até os dias atuais, serão exibidos filmes deste ano, que fizeram sucesso nos maiores festivais do país, na abertura e encerramento.

 O curador da mostra e professor do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Sérgio Ricardo Soares, explica que desde meados da década de 1990, no que ficou conhecido como a “retomada” do cinema nacional, os filmes brasileiros ganharam cada vez mais destaque no país e no mundo.

 “O futuro se anuncia próspero, visto a diversidade de produções, crescimento de bilheteria e mais espaços de exibição, mas, para entender as nuances da guinada dos últimos anos, não se pode deixar de olhar para trás e assistir aos marcos do cinema brasileiro”, ressalta.

 O professor pontua ainda a importância em assistir aos filmes que vem chamando atenção do público e da crítica para além dos circuitos comerciais e que, sobretudo em Palmas, tem poucos espaços na programação das salas de cinemas. “Pensando nisso, a mostra trará para o público palmense uma seleção de filmes nacionais com um panorama das obras de valor histórico ao longo dos últimos 50 anos” conclui. (Com informações da Assessoria)