Polí­tica

Foto: Divulgação

Depois de vencer com folga cinco candidatos – três mulheres - a prefeita eleita de Xambioá, Silvia Machado (PSDB) iniciou peregrinação de visitas pelos gabinetes de deputados federais e senadores em Brasília em busca de apoio para os projetos que considera essenciais para sua administração, que se inicia dia 01 de janeiro próximo. No gabinete do senador João Ribeiro (PR), a futura prefeita se reuniu com assessores onde deixou uma lista com algumas prioridades.

"Como todos sabem da importância do senador João Ribeiro na conquista de verbas federais para o Tocantins, foi um dos primeiros gabinetes que procurei em busca de apoio para os projetos que julgo essências para Xambioá. Fui muito bem recebida e tenho esperança que já em 2013 possamos contar com verbas federais para as áreas de infraestrutura, educação e saúde do município", disse a prefeita eleita ao deixar o gabinete de João Ribeiro.

Infraestrutura

Um fábrica de bloquetes em Xambioá é uma das prioridades da nova gestora. “Trará empregos e ajudará na pavimentação das ruas e avenidas do município” justificou. Também pedimos apoio do senador para recuperar o turismo da cidade. Todo o Brasil quer conhecer Xambioá pelos registros da guerrilha, mas não temos equipamentos turísticos suficientes sequer para receber historiadores e pesquisadores. De fato, é uma das mais belas cidades do Estado com uma orla invejável. Precisamos de uma estrutura turística adequada na margem do Rio Araguaia para receber turistas o ano inteiro e não apenas nas férias de julho, explicou a futura prefeita Silvia Machado.

Saúde e Educação

A prefeita eleita deixou no gabinete do senador João Ribeiro solicitação de apoio para adaptação da escola estadual com o objetivo de implantar o sistema de escola de tempo integral no município. Alem disto, Silvia Machado espera apoio político do senador para a “criação de um campus da UFT em Xambioá para atender os jovens da região do Bico do Papagaio”.

Esposa de médico, portanto acostumada com discussão sobre a questão da saúde no município, a prefeita eleita disse que vai reorganizar o atendimento da atenção básica. Pretende contratar mais médicos e lutar pelo rápido retorno do atendimento nos três “postinhos” de saúde da periferia. Para tanto, Silvia Machado também pediu ajuda do gabinete do senador João Ribeiro para aquisição de equipamentos dos postos de saúde do município. (Assessoria de Imprensa)