Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Com grande participação dos defensores públicos estaduais, foi realizado no fim da tarde desta última quinta-feira, 22, o debate entre os candidatos ao cargo de defensor público geral do Estado do Tocantins. Os defensores públicos Marlon Costa Luz Amorim, Neuton Jardim dos Santos e Rubismark Saraiva Martins concorrem ao cargo para o biênio 2013/2014. A eleição acontece nesta sexta-feira, 23.

O evento, organizado pela Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto), alcançou o objetivo proposto, como destacou o presidente da entidade, Murilo Costa Machado. “Nosso objetivo foi alcançado, pois propiciamos um espaço democrático para a apresentação das propostas dos candidatos e para os defensores conhecerem e assim optarem pelo candidato que julgarem ser mais capacitado”.

O presidente ainda ressaltou, “os três defensores são bons candidatos, possuem uma história institucional bastante positiva e a Adpeto deseja continuar mantendo o mesmo relacionamento com a instituição independente de quem seja o próximo defensor público geral”.

O evento contou ainda com a participação do Defensor Público Geral Marcelo Thomaz de Sousa.

Propostas

O defensor público Rubismark Saraiva Martins destacou sua proposta de gestão democrática frente à Defensoria Pública. “Minha proposta tem por base a satisfação no atendimento dos assistidos, o crescimento da Defensoria Pública como instituição, a valorização dos defensores e servidores, e isso num contexto de crescimento institucional e de forma planejada”, pontuou.

A humanização do trabalho do defensor é a principal meta do defensor público Neuton Jardim, caso seja eleito. “Minha proposta é pautar a atuação na humanização do trabalho do defensor, na estruturação dos núcleos do interior, informatização e construir uma íntima relação entre a defensoria e os outros poderes do Estado”.

Em sua fala, o defensor público Marlon Costa Luz ressaltou, “minha proposta está pautada em investimentos na logística e estruturação das defensorias públicas do interior e na elaboração de um planejamento estratégico participativo de forma a aferir resultados a médio e longo prazo, buscando sobretudo o fortalecimento da instituição”.

Todos os candidatos aprovaram a iniciativa da Adpeto, ressaltando que a mesma democratiza o pleito e fortalece a Defensoria e a entidade. (Ascom Defensoria Pública)