Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Ministério da Cultura, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a Petrobrás realizam até ao dia 20 de dezembro, a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América Latina. Todas as capitais brasileiras, além do Distrito Federal, serão contempladas com 41 exibições de curtas e longa metragens. Em Palmas as exibições serão entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro, no Cine Sesc.

A coordenação da Mulher, Direitos Humanos e Equidades, da Prefeitura de Palmas é parceira do evento. O diretor da unidade municipal do Sistema Nacional de Emprego e Renda - Sine, Fred Lustosa, foi escolhido como embaixador do evento. Todas as exibições serão gratuitas e a abertura, em Palmas, será às 19h30, com quatro filmes brasileiros: O Cadeado (12 minutos), de Leon Sampaio; A Galinha que Burlou o Sistema (15 minutos), de Quico Meirelles; Menino do Cinco (20 minutos), de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira e A Fábrica (16 minutos), de Aly Muritiba.

Para chegar às produções participantes, a organização analisou 250 mil títulos de vários países da América Latina. Entre eles: Colômbia, Equador, Mexico, Argentina, Chile e Venezuela. Segundo Wertem Nunes, promotor Cultural em Cinema no Sesc Tocantins, o público poderá ver as produções de terça-feira, 27, a domingo, 2, com sessão às 14h, 16h, 18 e 20h. O Cine Sesc tem 92 lugares. “Esperamos um público bom, porque é a segunda vez que Palmas é escolhida sede da Mostra, que desta vez mais bem representada, com filmes de ficção nacionais premiados, e de outros países”, disse.

O site http://www.cinedireitoshumanos.org.br traz a lista completa das produções.