Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Taciano Gouveia
  • Professor Wagner Rodrigues Silva é o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras

A Comissão de Avaliação de Livros da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) deu início nesta segunda-feira (26), na Universidade Federal do Tocantins (UFT), ao processo de avaliação de 892 publicações de 140 programas de pós-graduação em Letras e Linguística de todo o País. Segundo o presidente da comissão, professor Dermeval da Hora, os livros passam pela avaliação e depois são pontuados. Onze professores-avaliadores permanecerão na UFT até a próxima sexta-feira (30).

Conforme o presidente, cada programa de pós-graduação reúne os livros e os envia à Capes. "Nós temos uma ficha onde há critérios para serem observados. Temos ainda um sistema, um software, que nos ajuda a avaliar estes livros; eles são então pontuados e classificados. Os que têm nota mais alta são pontuados como L4, L3 e daí por diante. Há ainda os LNC, os que não têm pontuação e que não contemplam quaisquer categorias", explicou o professor Dermeval da Hora.

No ano passado o mesmo trabalho foi realizado na Universidade Federal da Paraíba. O presidente da Comissão explicou que foi aberta a oportunidade para as instituições se candidatarem para receber o trabalho da Comissão. "E a UFT foi escolhida por reunir as melhores condições para que pudéssemos fazer este trabalho", disse.

Biblioteca

Todos os livros que serão analisados até o final da semana passarão a fazer parte do acervo da UFT, na Biblioteca do Programa de Pós-Graduação em Letras, no Câmpus de Araguaína. "Vai ser bom para este programa e também para a graduação porque todos os livros foram produzidos em 2011, ou seja, são bastante atualizados, ponderou o presidente da Comissão.

O coordenador do PPGL, professor Wagner Rodrigues Silva ressaltou que é importante que o trabalho de avaliação na UFT prestigia a instituição e também o recém-criado Doutorado em Letras e Linguística - o primeiro da região Norte, juntamente com o programa da Federal do Pará. "Acredito que a Capes está visibilizando o trabalho acadêmico que está sendo produzido no Tocantins. Temos aqui pesquisadores experientes que estão fazendo este importante trabalho, e que traz também visibilidde para a instituição", avaliou Silva.

No ano passado a comissão avaliou cerca de 800 livros, segundo informações do presidente da Comissão de Avaliação de Livros. "Este é um momento interessante para a área (de Letras e Linguística), porque é uma avaliação da produção bibliográfica. Já analisamos os periódicos e agora são os livros. Ao final do triênio, agora em 2012, teremos a possibilidade de dizer algo do ponto de vista da qualificação e também sobre os livros publicados", finalizou. (Dicom UFT)