Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

De 27 de novembro a 02 de dezembro, o CineSesc vai exibir em Palmas a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. Os mais de 30 filmes, que estão sendo apresentados em todo o País, podem ser conferidos em sessões gratuitas. A estreia será com quatro curtas-metragens nesta próxima terça-feira (27), às 19h30.

“O Cadeado”, de Leon Sampaio, “A Galinha que Burlou o Sistema”, de Quico Meirelles, “Menino de Circo”, de Marcelo Matos, e “A Fábrica”, de Aly Muritiba são os curtas brasileiros a serem exibidos na abertura da Mostra na capital tocantinenses e foram produzidos entre 2011 e 2012. 

O cineasta brasileiro Eduardo Coutinho é o homenageado da Mostra este ano. Diretor de “Peões”, “Cabra Marcado Para Morrer” e “Edifício Master”, Coutinho trabalha com muita sensibilidade o cotidiano do povo brasileiro, levando à reflexão. O objetivo principal da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é estabelecer um diálogo franco e direto sobre os direitos fundamentais das pessoas. 

“A Mostra vai possibilitar ao público palmense não apenas o engajamento com as questões dos direitos humanos, como também uma maior aproximação com as produções cinematográficas de qualidade na atualidade. Dessa forma, o Sesc reafirma seu papel em oportunizar qualidade de vida às pessoas, contribuindo para a educação e para o desenvolvimento cultural da comunidade”, afirmou o promotor de cinema do Sesc, Wertem Nunes.

A Mostra é uma realização do Ministério da Cultura, Secretaria de Direitos Humanos e Cinemateca Brasileira, com patrocínio da Petrobras e apoio do Ministério das Relações Exteriores, TV Brasil, Sociedade Amigos da Cinemateca e Sesc.

A coordenação da Mulher, Direitos Humanos e Equidades, da Prefeitura de Palmas é parceira do evento. O Diretor da unidade municipal do Sistema Nacional de Emprego e Renda (Sine), Freed Lustosa, foi escolhido como embaixador desde Evento no Tocantins.

Para chegar às produções participantes, a organização analisou 250 mil títulos de vários países da América Latina. Entre eles: Colômbia, Equador, México, Argentina, Chile e Venezuela.

Para conferir a lista de filmes e outras informações sobre a Mostra, acesse http://www.cinedireitoshumanos.org.br.