Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Cerca de 30 estudantes do Colégio Estadual São José apresentaram na manhã desta terça-feira, 27, vários elementos da cultura indígena. As ações são resultado do projeto desenvolvido durante todo o ano letivo que incluiu a visita a aldeia indígena Salto da comunidade Xerente em Tocantinía. O resultado do trabalho foi surpreendente, alunos desenvolveram um blog, fizeram um documentário e encenaram a tradicional corrida de toras.

A ideia do projeto veio de um curso de formação feito pela professora Marilza Teixeira, que leciona a disciplina de educação física na unidade. Ela reuniu os alunos que com a pesquisa conheceram valores importantes como respeito às diferenças. “Esse foi um dos momentos mais marcantes em minha carreira de educadora. É nessas horas que o professor percebe o que é possível moldar e mudar a maneira de enxergar dos estudantes e o quão gratificante é educar”, disse Marilza que emocionou com as apresentações.

A subsecretária de educação Básica, Leida Maria Moura, que prestigiou o evento descreveu a importância da dedicação e empenho de alunos e professores. “Todos estão de parabéns, o trabalho de todos mostra o comprometimento de cada em aprender e ensinar”, destacou.

Tratamos os índios com olhos tortos mais na verdade os selvagens somos nós. Na visita, os índios recepcionaram os alunos muito bem, aprendemos muito com este projeto”, disse o estudante Diego Vinicius Rodrigues.

Para conferir os trabalhos feitos pelos estudantes basta acessar o blog: htttp://www.culturaindigenanaescola.blogspot.com.br (Ascom Seduc)