Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A produção de leite no Tocantins registrou um crescimento de 75% na última década, entre os anos de 2001 e 2011, os números saltaram de 166 mil litros para 290 mil litros em 2011, de acordo com dados da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário. Vários fatores têm colaborado para este avanço, entre eles, as ações de sanidade animal executada pela Adapec – Agência de Defesa Agropecuária. Por isso, a Agência vai oferecer mais um curso sobre “Boas Práticas de Ordenha”, entre os dias 28 e 30 de novembro, aos produtores rurais do município de Jaú do Tocantins, região Sul do Estado.

A capacitação é dividida entre aulas teóricas e práticas, que dão enfoque a boas práticas sanitárias, manejo correto do animal, as principais doenças e a forma correta para obtenção de um leite com qualidade dentro das normas sanitárias.  Os produtores também têm acesso as informações pertinentes a ordenha manual e a ordenha mecânica, para aprenderem a reduzir custos, aumentar a produção e atender às exigências legais.

Atualmente, o Estado conta com 21 laticínios registrados no SIE – Serviço de Inspeção Estadual e mais 14 estabelecimentos registrados no SIF – Serviço de Inspeção Federal.

Cursos

Todos os cursos são gratuitos e devem abranger todas as regiões do Estado, além dos municípios que solicitarem a capacitação. Entre os cursos propostos estão: O manejo e aplicação de vacina contra brucelose; Ordenha de bovino. Além disso, treinamento para RT- Responsável Técnico de laticínio. “O objetivo é oferecer orientações e conhecimentos técnicos aos produtores rurais para incrementar a produção”, disse a coordenadora de Educação Sanitária Animal da Adapec, Mara Luce Borges Leal.  (Ascom Adapec)