Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Estado do Tocantins também esteve representada na cerimônia de posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) que aconteceu em Brasília/DF, no último dia 22 do corrente mês. Na ocasião, o ministro Joaquim Barbosa assumiu a mais alta corte do País sendo empossado para o biênio 2012/2014.

Entre as autoridades civis e militares, empresários e artistas convidados, estava o delegado Juscelino Cardoso da Mota, titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Trânsito que é amigo de longa data do novo presidente. O delegado cultiva um laço de amizade muito estreito e forte com Barbosa já que ambos são da mesma cidade mineira de Paracatu, onde conviveram desde a infância até alcançarem a idade adulta, inclusive partindo na mesma época para Brasília (DF), a fim de iniciarem o curso de Direito e ascenderam em suas trajetórias profissionais.

O delegado Juscelino relata que nunca perdeu o contato nem o vínculo com o amigo de infância e, que o visita regularmente, todos os anos tanto em Brasília quanto em Paracatu, quando ambos estão de férias naquele município. O delegado faz questão de relembrar os tempos difíceis, pelos quais o novo presidente do STF passou no interior de Minas, onde ajudava o pai que era caminhoneiro, até assumir a mais alta corte do País.

“Mesmo quando éramos crianças, Joaquim sempre se destacou pela humildade, perseverança e dedicação à família e aos estudos. Como era arrimo de família, quando seu pai faleceu, precisou ainda muito cedo assumir a responsabilidade de cuidar dos irmãos menores e ser o chefe da casa, função que desempenhou de forma brilhante. Mesmo em face das maiores dificuldades, ele nunca desistiu. Trabalhou, lutou, estudou, rompeu barreiras, superou o preconceito, quebrou paradigmas e se tornou um dos homens mais importantes e admirados do Brasil.

“Por ocasião de sua posse, me senti honrado e envaidecido, não somente pelo fato do Presidente Joaquim Barbosa ser meu amigo e cultivarmos uma amizade firme e duradoura que perdura até os dias atuais, mas por acreditar que com humildade, fé, luta e perseverança, podemos alcançar nossos ideais.  A maior prova disso está em Joaquim Barbosa, um homem que nasceu desprovido de posses, mas rico de coragem, inteligência e vontade de mudar o próprio destino e escrever para sempre o seu nome na história”, concluiu o delegado.