Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Termina nesta sexta-feira, 30, o prazo estipulado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), para o preenchimento do Censo Suas 2012. Devem preencher os questionários os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), as gestões municipais e estadual, os conselhos municipais de assistência social e as unidades de acolhimento.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Gestão do Suas na Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Aurora Moraes, a situação é preocupante no Tocantins e explica: “ Estamos mobilizando todos os municípios, mas não temos conseguido um bom retorno”. A preocupação da coordenadora sé dá porque caso os questionários não sejam respondidos dentro do prazo os municípios podem sofrer sanções administrativa e até suspensão de recursos. Aurora informa, ainda, que não haverá prorrogação de prazos.
No Tocantins, os casos mais críticos são dos conselhos municipais, pois 75 ainda não finalizaram o preenchimento, e as gestões municipais, em que faltam 58 municípios.
O Censo Suas é realizado pelo MDS anualmente e levanta informações sobre a execução de serviços, espaços físicos e recursos humanos. Com isso é possível detectar avanços e desafios na política de assistência social. (Ascom Setas)