Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Humberto Lira

Foto: Humberto Lira

Após diversos adiamentos, foi realizada na tarde desta terça-feira, dia 27, a audiência pública sobre a saúde no Estado. A reunião foi conduzida pela deputada Luana Ribeiro (PR), que preside a Comissão de Saúde desta Casa de Leis, e contou com a presença da secretária estadual da pasta, Vanda Paiva, parlamentares e representantes da sociedade envolvidos no setor.

Vanda Paiva apresentou um balanço geral da situação da saúde pública do Estado. Com gráficos e números, a gestora revelou que os problemas têm acontecido desde os governos anteriores, ocasionados pelo aumento de atendimentos de pacientes de outros Estados, o que sobrecarrega a rede do Tocantins, especialmente o Hospital Geral de Palmas.

Para solucionar a situação, Vanda Paiva adiantou que o Governo do Estado está investindo 18,72% dos recursos arrecadados na saúde, a segunda maior aplicação de um Estado do Brasil, perdendo apenas para o Amazonas. “Além da construção do Hospital Geral de Araguaína e de Gurupi, estamos reformando e ampliando outras unidades, a começar pelo hospital de Augustinópolis, que passará a ter 200 leitos”, concluiu.

Também estiveram presentes os deputados Osires Damaso (DEM), Wanderlei Barbosa (PEN), Josi Nunes (PMDB), José Roberto Forzani (PT), Toinho Andrade (PSD), Amália Santana (PT) e José Geraldo de Melo Oliveira (PTB). (Dicom AL)