Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Está sendo realizada a 4° exame do Sistema de Avaliação, Monitoramento e Valorização da Educação no Estado do Tocantins, Salto. As provas destinadas aos alunos das redes municipais e estaduais de ensino tiveram início nesta última quinta-feira, 29, e se encerrarão na terça, dia 04.

De acordo com informações da coordenadoria de avaliação da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), as provas, que contém 20 questões de matemática e 20 questões de língua portuguesa, estão sendo aplicadas primeiramente aos alunos que residem nos municípios sedes das Diretorias Regionais de Ensino, DREs – quinta e sexta – e segunda e terça serão aplicadas aos alunos de todas as outras cidades.

“A intenção é avaliar o aluno em três ciclos diferentes. O 1° ciclo, que avalia o estudante do 5° ano, e consequentemente, avalia o seu percurso durante as séries iniciais; o 2° ciclo que verifica o conhecimento até o 9° ano; e o 3° ciclo, que compreende todo o ensino médio, avaliando o que está na 3° série”, explicou Romão Pereira Neri, da coordenadoria de avaliação e acompanhamento de ensino da Seduc.

As primeiras cidades a receber a avaliação do Salto são Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Dianópolis. Nesta sexta todos os outros municípios sedes das DREs receberão o Salto. Funcionando como uma excelente ferramenta para orientar pedagogicamente o trabalho dos educadores e para auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, através de seus diagnósticos, a equipe do Salto elabora e encaminha para todas as escolas guias de estudo que propiciam os professores ajudar os alunos a participar de outras avaliações nacionais, como a Prova Brasil e o Enem, com maiores chances de obter melhores índices. (Ascom Seduc)