Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O Governo do Estado iníciou nesta segunda-feira, 3, o Projeto Barraginhas, nos municípios de Conceição do Tocantins e Paranã, nas regiões Sudeste e Sul. São cerca de mais de 480 unidades que irão beneficiar em torno de 5 mil pessoas com água para consumo humano, de animais, produção agrícola de micro e pequenos produtores individuais e dos projetos de assentamentos.

A ordem de serviço assinada pelo governador Siqueira Campos contempla diretrizes do Programa Tocantins sem Sede, instituída pelo Executivo estadual, visa atenuar o sério problema da escassez de água na estação seca. O investimento de R$ 500 mil nos dois municípios, conforme o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, é do Fundo Estadual de Recursos Hídricos. As obras estão previstas para serem concluídas em 90 dias.

O Projeto Barraginha, idealizado no âmbito do Governo Federal, é constituído de uma ou mais micro barragens num mesmo espaço, tecnicamente para que seja garantida a perenização da água acumulada no local. Divaldo Rezende detalha que a barraginha não traz mudança na área em que for implantado, a exemplo de erosões e intensificação do processo de assoreamento, entre outros danos.

“Sua função é justamente controlar e regularizar a produção do manancial e o ambiente em volta”, destaca, observando que "é um projeto sem impacto ambiental e que não requer licença ambiental para execução das obras de escavação”, explica o secretário de Meio Ambiente, dizendo ainda que o projeto virá para melhorar as condições de vida das comunidades rurais na região e fortalecer a economia.

Ele avalia que o projeto torna-se muito estratégico para o Estado, ao enaltecer que a filosofia de sua implementação no Tocantins tem o compromisso de contar com a participação dos membros integrantes do CECH – Conselho Estadual dos Recursos Hidricos. “Isso mostra gestão em ouvir todos os atores participantes”, diz.