Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), da última sexta-feira, a nomeação da nova Secretária Executiva do Planejamento e Modernização da Gestão, Alair Tavares e Silva Mota. A nova gestora, no entanto, segundo a publicação, está em atividade desde o dia 12 de novembro. 

Alair assume o cargo deixado antigo secretário do setor, Francisco Martins Neto, que assumiu a titularidade da Seplan após saída da então secretária, Vanda Paiva, que assumiu a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau). Cabe ressaltar que tanto a secretaria principal, quanto a executiva são ocupadas atualmente em caráter interino, aguardando definição do governo quanto a efetivação dos gestores, ou a indicação de novos nomes.

A nomeação de uma secretária executiva para a Pasta do Planejamento se justifica, segundo informações da Secretaria da Comunicação, pela necessidade de constantes viagens do titular pelo interior do Estado, ou para fora do Tocantins. Desta forma, Mota deverá responder pela Seplan na ausência de Neto, inclusive quanto ao ordenamento de despesas.

Reforma

A atual gestão de Siqueira Campos começou, no mês de novembro a passar por uma reforma administrativa iniciada pelo alto comando da PM. A estimativa é que para o ano de 2013, sejam nomeados novos gestores para as entidades do primeiro e do segundo escalão do governo.

Ainda em 2012 algumas Secretarias e autarquias foram extintas ou anexadas a outras Pastas na tentativa de enxugar a máquina pública. A meta do governo é, no ano que vem, manter o enxugamento administrativo e a troca em algumas secretarias consideradas problemáticas, como a própria Sesau que está em seu 6º gestor em dois anos de governo.