Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Fernando Alves

O IFDM o Indíce Firjan de Desenvolvimento Municipal, que acompanha a evolução socioeconômica dos 5.565 municípios brasileiros, divulgado no final de semana último, destacou Palmas como a Capital que mais evoluiu na última década que subiu de 0,6155 pontos em 2000 para 0,8644 em 2010.

De acordo com o IFDM, na década, a capital que mais evoluiu foi Palmas (TO), que subiu de 0,6155 pontos em 2000 para 0,8644 em 2010, uma variação de 40,4%, alcançando o 6° lugar no ranking mais recente. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.

Segundo a Firjan, o IFDM acompanha o desenvolvimento de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Ainda segundo os dados públicados pelo IFDM, Palmas teve alto Desenvolvimento, acima de 0,8 pontos, em todos os itens avaliados, sendo 0,8772 em Educação; 0,8268 em Saúde e 0,8892 em emprego e Renda.

Para o Prefeito Raul Filho, o alto desempenho de Palmas é resultado do investimento sério em políticas públicas de qualidade, "os investimentos em educação integral, a estruturação e humanização da saúde melhoraram a qualidade de vida da Capital, estas entre outras políticas ajudaram a atrair investidores para a Capital, aumentando as ofertas de emprego e geração de renda, que são refletidas nos resultados divulgados pela Firjan", frisou. (Com informações da Firjan)