Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aldemar Ribeiro

Foto: Aldemar Ribeiro

 Secretários, presidentes de autarquias estaduais e parceiros do Encontro do Governo do Estado do Tocantins com os Prefeitos Eleitos, que será realizado nos próximos dias 13 e 14, se reuniram na manhã desta sexta-feira, 7, em Palmas, na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia.  Nessa reunião técnica o grupo discutiu a agenda do evento e outros detalhes da programação.

 O objetivo do Governo do Tocantins ao realizar o encontro é oferecer toda a estrutura administrativa do Estado para que os novos gestores municipais possam ter informações sobre as parcerias que possam vir a ser firmadas com o governo estadual. “Os prefeitos precisam entender a interface que eles podem ter com o Governo do Estado através das secretarias”, disse o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos. Ele orientou os secretários e presidentes de autarquias sobre o conteúdo das palestras que serão apresentadas ao longo da programação do encontro. “Temos que ser proativos, mostrar o que as secretarias podem oferecer”, acrescentou Eduardo Siqueira.

 Presente na reunião desta sexta-feira, o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino, disse que a maioria dos eleitos e reeleitos já confirmou presença no encontro. “O que eles esperam é que ter apoio do Governo para resolver problemas essenciais, como realização de convênios. A expectativa é boa”, disse ele. A reunião é realizada pelo Governo do Tocantins através da Secretaria de Relações Institucionais (SRI). A ATM é parceria na realização.

 Convênios

Secretário de Estado das Cidades, Sandoval Cardoso falou sobre a importância dos consórcios intermunicipais, o que deve ser apresentado pela secretaria das Cidades no encontro. Já o secretário da Infraestrutura (Seinfra), Alexandre Ubaldo, destacou o convênio do Governo do Estado com o Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Uma das ações durante o encontro será a liberação dos serviços para recuperação de estradas vicinais em PAS - Projetos de Assentamento no Estado, viabilizados a partir desse convênio.

 O encontro terá palestras e também assinaturas de termos e convênios com os municípios. A UFT - Universidade Federal do Tocantins também participará do evento levando informações sobre parcerias e ações entre a Instituição e os municípios.

 A programação será sediada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas. São convidados os prefeitos eleitos e reeleitos.

 Reunião

Além dos secretários da SRI, Seinfra, Cidades, e do presidente da ATM, participaram da reunião o secretário extraordinário para Coordenação de Políticas Públicas de Estado, Nelson Torezani, os secretários Arrhenius Naves (Comunicação), Raimundo Frota (Habitação), Pedro Leite (Controladoria Geral do Estado), Agimiro Costa (Trabalho e Assistência Social), João Coelho (Segurança Pública) e Divaldo Rezende (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).

 Também estiveram presentes os secretários executivos Ricardo Marinho (Educação), Ruiter Padua (Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário), Alair Tavares (Planejamento) e Cristiano Machado (Relações Institucionais); e os presidentes de autarquias, Coronel Júlio Cesar Mamede (Detran) e Edmundo Galdino (Agência Tocantinense de Saneamento), além de técnicos das secretarias. (Assessoria da SRI)