Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Presidência da República confirmou com a senadora Kátia Abreu a participação da presidente Dilma Roussef na solenidade de certificação de quase 5 mil alunos do Pronatec Rural  no Tocantins. O evento está programado para o dia 19 de dezembro de 2012, às 10 horas, na Escola de Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo (setor Santa Fé em Palmas) e terá, ainda, a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante e do governador Siqueira Campos. Equipe precursora da Presidência da República iniciou nesta quarta,12, na Capital, os trabalhos de conhecimento da área e da programação.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é um empreendimento do governo federal, realizado por uma parceria entre o Ministério da Educação e as instituições do Sistema S.  No setor rural, o Pronatec Rural  é desenvolvido pelo MEC e o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/CNA, que possibilitou no Tocantins ao Senar- Regional e à Secretaria Estadual de Educação aplicar oito modalidades de cursos nos últimos seis meses, utilizando 169 escolas da rede estadual de ensino e  atendendo 122 cidades, oferecendo cursos técnicos a 5.265 estudantes de ensino médio, com uma dotação inicial de R$ 4,5 milhões nos últimos seis meses.

O público alvo do Pronatec Rural são estudantes matriculados na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio, e que tenham algum vínculo com a Zona Rural. Na maioria dos casos são filhos de proprietários rurais ou que tenham alguma área na zona rural mas que pretendem permanecer no setor. Além do curso técnico e da oportunidade de montar os seus negócios, os alunos  terminam por serem estimulados também a seguir carreira acadêmica, complementando os estudos nas áreas de agronomia, zootecnia e medicina veterinária.

Os cursos têm carga horária mínima de 160 horas, sendo 32 horas aulas teóricas 88 horas aulas práticas e 40 horas aulas de empreendedorismo, consideradas uma inovação no curso porque, além de formar o aluno com o curso técnico profissionalizante, o Pronatec ensina o aluno a elaborar um plano de negócios com a atividade escolhida.  “O Pronatec, por exemplo, ensina a produzir o peixe mas também a ganhar dinheiro com o peixe”, salienta a senadora Kátia Abreu, presidente do Senar Nacional.  O aluno deverá alcançar o mínimo 75% de frequência para conclusão e certificação dos cursos. No Estado foram formadas 353 turmas nos cursos de horticultura, fruticultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, apicultura, piscicultura, avicultura, sistema de irrigação e beneficiamento de mandioca. Os cursos são ministrados por instrutores profissionais do Senar, na área de zootecnia, medicina veterinária e agronomia, especialmente treinados na metodologia do programa do governo federal e com o apoio de mobilizadores locais em cada município.

“A presença da presidente Dilma demonstra a importância que a Presidente dá à formação de mão de obra,principalmente dos jovens do Brasil”, disse a senadora Kátia Abreu, presidente também do Sistema FAET/Senar Tocantins. Ela destacou a participação do secretário de Educação, Danilo Melo Souza, que obteve o maior desempenho do Pronatec Rural no país, assim como de todos os diretores regionais de ensino, diretores de escolas e os professores da rede estadual. Os 5 mil formandos no Tocantins representam 20% de todos os estudantes que participaram do programa nos 27 Estados da Federação neste ano, contemplados no Pronatec Rural com 25 mil beneficiários. No próximo ano, a previsão é de que no Estado sejam oferecidas 8 mil vagas, contra as 50 mil que o governo  federal pretende atender em todo o país. “É uma data muito importante para o Estado, por isso agradecemos a todos os parceiros” finalizou a senadora Kátia Abreu. (Com informações da assessoria da senadora Kátia Abreu)