Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Projeto Mediadores de Leitura, desenvolvido no Sesc Tocantins há três anos, é finalista no Prêmio Vivaleitura, do Ministério da Cultura (MinC). A cerimônia de premiação será no dia 19 de dezembro e o regional tocantinense será representado pela coordenadora de Cultura, Ana Isabel Friedlander e Marco Antonio Monteiro, diretor do Sesc no Estado.

“É uma realização muito grande não apenas para a coordenação de cultura do Sesc, mas para todos que trabalharam direta ou indiretamente pelo projeto. Todos fazem parte dessa conquista, desde os próprios mediadores até os profissionais envolvidos em outras áreas do Sesc, mas que possibilitaram o desenvolvimento do projeto”, afirma Ana Isabel. Segundo a coordenadora, o Mediadores de Leitura começou em 2009, com orientação e acompanhamento técnico do Departamento Nacional do Sesc. 

O objetivo do Mediadores de Leitura é fomentar a leitura, fazendo com que os participantes se aproximem, cada vez mais, dos livros. O projeto consiste, basicamente, na realização de rodas de leituras e dinâmicas em grupo. 

Histórico

Em junho de 2010, o projeto Mediadores de Leitura passou a integrar o Mapa de Ações do Plano Nacional do Livro e Leitura do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Cultura (MinC). Dois meses depois, o projeto foi incluído no programa do Fórum Nacional do Plano do Livro e Leitura. 

À época, o MinC convidou o Sesc Tocantins a apresentar o projeto, que foi selecionado como uma das vinte ações de destaque no incentivo à leitura e à literatura nacionalmente, e uma das duas únicas representantes da região Norte.

Atualmente, cerca de 30 mediadores são formados por ano e 10 chamados para estagiar no Sesc. O projeto realiza aproximadamente 13 mil atendimentos por ano. 

As atividades do Mediadores de Leitura culminam no Festival de Causo e Poesia Declamada. Este ano, o evento foi realizado nos dias 14 a 17 de novembro e premiou participantes nas categorias livre e mediadores de leitura.

Viva Leitura

O Prêmio Vivaleitura foi criado em 2005 com o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura. Ele é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), da Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Educação (MEC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o apoio da Fundação Santillana, da Fundação Banco do Brasil, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O Prêmio Vivaleitura faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

Todos os anos, são premiados trabalhos nas seguintes categorias: 1) "Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias"; 2) "Escolas Públicas e Privadas"; e 3)"ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais", que desenvolvam trabalhos na área de leitura. Em cada categoria, os vencedores recebem um prêmio no valor de R$ 30 mil.