Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A maior revista especializada em Triathlon do Brasil, a Mundo TRI, classificou a etapa Palmas do Circuito Nacional Sesc Triathlon como a melhor de 2014 em três categorias: Melhor Prova do Ano, Melhor Estreia e Melhor Prova Short Distance.

A lista, publicada no dia 16 de dezembro (disponível no link: http://www.mundotri.com.br/2014/12/as-melhores-provas-de-triathlon-no-brasil-em-2014/), elenca ainda o Sesc Triathlon como o melhor circuito nacional. De acordo com a publicação, “a equipe de Tocantins soube incorporar todo o conhecimento dos 10 anos do Circuito Nacional Sesc Triathlon e dos mais 25 anos do Sesc Triathlon Caiobá para criar uma prova de classe mundial, com organização impecável.”

O diretor regional do Sesc Tocantins, Marco Antonio Monteiro, afirmou estar orgulhoso da equipe tocantinense. “Por ser a primeira vez que fizemos um evento esportivo de tão grande porte, nos sentimos muito realizados por mais esta conquista”. Já o coordenador de esportes do regional, Henrique Miola, essa classificação representa um novo ânimo para os colaboradores. “Essa notícia chegou em boa hora, pois já estamos nos organizando para a etapa de 2015”, concluiu.

Experiência tocantinense

Em 2014, o Tocantins recebeu, pela primeira vez, uma etapa do Sesc Triathlon Circuito Nacional. Mais de 430 atletas participaram do evento, que foi realizado na Praia da Graciosa. A premiação, no total de R$ 78 mil, foi dividida entre os vencedores, em suas respectivas categorias. Na elite, Reinaldo Colucci e Carolina Furriela, foram os campeões, levando R$ 5 mil cada um.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac e Instituto Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, as expectativas foram superadas. “A equipe estava bem organizada, contamos com o apoio de outros regionais do Sesc e tivemos uma grata surpresa: a participação de mais de 400 atletas, superando nossas expectativas. Estamos bem realizados”, concluiu.

Move Brasil

O Sesc Triathlon Circuito Nacional é um evento integrante do Move Brasil, que é uma campanha aberta e permanente para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016. Por meio de diversas ações, o projeto tem como objetivo expandir e democratizar a oferta de esporte à população de todas as idades com foco na melhora da qualidade de vida e no desenvolvimento social.

Como parte das ações do Move Brasil, foi feita uma pesquisa que traçou um panorama da realidade atual das práticas de esportes e atividades físicas dos brasileiros. Realizado pelo Instituto Ipsos, o estudo apontou que mais da metade população é sedentária. Os números indicaram que apenas 28% dos entrevistados se exercitam pelo menos uma vez por semana.

A iniciativa é resultado da colaboração de instituições, empresas e pessoas que compõem um time de Movedores, que são parceiros engajados com a causa e interessados em difundir a mensagem.Iniciado em 2012, o Move Brasil tem atualmente os seguintes Movedores: Serviço Social do Comércio (Sesc),Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), Atletas pelo Brasil, Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA), Autoridade Pública Olímpica (APO),VO2 PRO, Qualité Eventos, R4H Assessoria Esportiva, Movimenta Pará, Ginástica Brasil, Abrapefe, Corra com a Guarda (GCM de São Paulo), ABR Dance Moves, Movimental Pilates, Instituto DBike Brasil, CEV (Centro Esportivo Virtual), Lar de Maria, ACADEBio (Academia Nacional da Biodiversidade), HealthUnlocked, Pelado Real, ACAD (Associação Brasileira de Academias) e Confef (Conselho Federal de Educação Física). (Ascom Sesc)