Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Bastidores

Manoel Silvino é o atual presidente da entidade

Manoel Silvino é o atual presidente da entidade Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Manoel Silvino é o atual presidente da entidade Manoel Silvino é o atual presidente da entidade

No dia 31 deste mês acontecerá a eleição para a nova diretoria da Associação Tocantinense dos Municípios – ATM, entidade que representa o interesse dos municípios filiados. Até o momento o prefeito de Almas, Leonardo Cintra do PSDB e o de Brasilância, João Emídio foram os gestores que manifestaram interesse em disputar  a presidência.

Outro nome que estuda a possibilidade de tentar uma candidatura é o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP), conforme ele revelou ao Conexão Tocantins. Alguns débitos deixados junto à entidade por parte da gestão anterior de Palmas estariam sendo analisados, mas a atual gestão da ATM disse desconhecer dívida da Prefeitura de Palmas.

A ATM tem à frente o ex-prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino Gomes Neto (PR) e conta atualmente com 95 municípios filiados que repassam para manter a entidade 0,05% do repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM tendo flexibilidade com relação aos municípios maiores que podem negociar o repasse para a entidade de outras maneiras.

Avaliando sua gestão à frente da entidade Silvino comentou que considera que a instituição tem um papel importante. “Conseguimos várias conquistas na melhoria das receitas. A entidade contribui e busca uma melhor independência dos municípios e a união das cidade fortalece o municipalismo”, comentou.

Silvino é aliado do governo estadual e à frente da entidade foi parceiro em vários eventos e apoiou iniciativas da atual gestão. Para muitos prefeitos participar da entidade não ajuda a resolver os problemas da administração mas comandar a instituição, para outros, pode significar um peso político no Estado em favor dos prefeitos.

A instituição tem sede em Palmas e ainda um hotel que recebe prefeitos e representantes das prefeituras. A mais nova aquisição é uma Rádio de internet que foi inaugurada no mês passado.