Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Antônio Gonçalves

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP) visitou na tarde desta quarta-feira, 02, diversas Unidades de Saúde da capital. A medida faz parte das prioridades adotadas pelo prefeito nos 100 primeiros dias de governo na área da saúde. O prefeito esteve acompanhado dos secretários municipais e do ex-secretário de Saúde, Samuel Bonilha.

Na Unidade de Saúde da Família - USF da quadra 405 Norte, primeira unidade visitada, o gestor percorreu diversas dependências como sala de procedimento, consultório odontológico, escovário, sala dos Agentes de Saúde, e consultórios médicos, e ainda conversou com servidores, médicos e pacientes. O procedimento foi similar na Unidade Básica da quadra 403 Norte, e na Unidade de Saúde da Família Loiane Morena Vieira, na quadra 210 Sul.

A série de visitas foi encerrada na Unidade de Pronto Atendimento UPA Sul, no Jardim Aureny II, onde conversou com servidores da área médica e do atendimento. No local o Prefeito ouviu diversos pacientes que aguardavam para serem atendidos.

Estrutura

O secretário de Saúde, Walter Balestra, elogiou a estrutura e ressaltou as medidas a serem tomadas para melhorar o atendimento. “É preciso organizar o fluxo de paciente para que as pessoas saibam onde recorrer na hora de procurar atendimento. As vezes o atendimento está ao lado da sua casa e procuram outros postos de atendimento”, disse.

O prefeito Carlos Amastha, fez uma avaliação sobre as condições de uso das Unidades de Saúde. “As estruturas são de primeiríssima qualidade. O que precisamos é contratar profissionais qualificados para suprir a demanda nas Unidades” finalizou.

Ainda de acordo com o prefeito a saúde será prioridade nesses 100 primeiros dias de gestão. “Será preciso terceirizar os serviços de limpeza das Unidades e realizar concurso público para área da saúde. Os serviços de Saúde não podem parar, para isso precisamos contratar profissionais capacitados e realizar concurso público para cobrir a demanda”, antecipou.

Equipe

Durante as visitas o chefe do executivo municipal esteve acompanhado do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos Marcilio Avila, do secretário de Governo e Relações Institucionais, Thiago Andrino, do secretário do Planejamento, Adir Gentil e da secretária de Comunicação, Raquel Oliveira, além do secretário de Saúde Walter Balestra. (Secom Palmas)