Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O levantamento safra 2012/13 realizado pela Conab – Companhia Nacional de Abastecimento aponta o Tocantins como o maior produtor de cana-de-açúcar da Região Norte do País. De acordo com o levantamento, os estados do Norte, juntos, produziram 3.100,4 toneladas de cana, sendo que o Tocantins foi responsável pela produção de 1.845.800 toneladas, ou seja, mais de 60% da produção de toda a região.

No levantamento 2011/12, a produção de cana-de-açúcar do Tocantins era de 1.366,2 toneladas, o que significa um crescimento de 35% da produção de um ano para o outro. Nacionalmente, o Estado ocupa a 16ª posição na produção de cana e registra o terceiro maior crescimento entre todos os estados brasileiros.

O Tocantins abriga a maior indústria de processamento de cana-de-açúcar da região norte – a Bunge de Pedro Afonso. Segundo o engenheiro Agrônomo, Marcus André Ribeiro, coordenador de Etanol da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro) a produção de cana no Estado deve continuar crescendo nos próximos anos. A previsão é que em 2014 o Tocantins produza cerca de 2, 5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

O Governo do Tocantins, através da Seagro, tem estimulado o crescimento da produção de cana no Estado, por meio de capacitações sobre o setor sucroalcooleiro. “O Estado do Tocantins abriga uma grande usina [a Bunge] e possui ótimas condições de clima e solo, que têm propiciado um crescimento rápido do setor e seu destaque na Região Norte do País”, afirmou Ribeiro. (Ascom Seagro)