Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Zacarias Martins

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), empossou na noite desta última segunda-feira, 7, os diretores  de 17 escolas da rede municipal de ensino, eleitos para um mandato de dois anos bem como, a nova secretária  da Cultura,  Zenaide Dias da Costa. O evento aconteceu no Centro Cultural Mauro Cunha e contou com a presença de várias autoridades, como a deputada estadual Josi Nunes (PMDB), secretários municipais, vereadores e da  diretora Regional de Ensino, Adriana Aguiar. 

Laurez falou da importância desse acontecimento como forma de valorização dos profissionais da educação, e conclamou que  os gestores das pastas da educação, cultura e esporte desenvolvam ações  conjuntas para beneficiar um maior número de crianças e adolescentes em idade escolar. 

O prefeito também externou sua preocupação em colocar em funcionamento as escolas  em tempo integral. “Em nossa gestão haverá uma real valorização do setor educacional para que possamos oferecer à nossa comunidade uma educação gratuita e de qualidade”, destacou Laurez, informando ainda a vinda à Gurupi do secretário de Educação do Tocantins, Danilo de Melo Souza, para formalizar uma série de parcerias com o município. 

Cultura

Após a posse dos diretores, foi a vez da assinatura do decreto de nomeação da professora Zenaide Dias da Costa na Secretaria de Cultura.

Em seu pronunciamento,  Zenaide agradeceu a confiança nela depositada pelo prefeito Laurez para comandar a pasta da Cultura, porém, afirmou ter  certeza de que a tarefa é árdua, mas que não jamais irá esmorecer à frente de mais esse desafio que lhe surge. “Farei tudo o que estiver ao meu alcance para fomentar o fazer cultural em nossa cidade. Quero, com a graça de Deus, fazer a diferença”, finalizou.

Apoio

O presidente da Academia Gurupiense de Letras (AGL), José Maciel de Brito disse que o prefeito Laurez foi muito feliz em nomear Zenaide para a Cultura, e enfatizou que  a nova secretária poderá contar sempre com o apoio da instituição para dinamizar o movimento cultural de Gurupi. “A Academia Gurupiense de Letras é parceira da administração do prefeito Laurez para que juntos possamos desenvolver um trabalho de resgate, de fomento e de valorização da cultura gurupiense”, afirmou  o presidente da AGL.

Perfil

A nova secretária de Cultura de Gurupi, Zenaide Dias da Costa,  é  graduada em Pedagogia pela  Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (FAFICH/UNIRG), pós-graduada em Gestão Educacional  e Metodologia do Ensino, bem como, em Orientação Educacional e em Planejamento Educacional. É  Consultora em Educação como palestrante das áreas de formação profissional da área educação e motivação. Exerceu a função de  Coordenadora Pedagógica  no CEM Bom Jesus, no período de 2000 a 2004. Foi Coordenadora Pedagógica Regional e Coordenadora  de Recursos Humanos  da Diretoria Regional de Ensino em Gurupi.  Também atuou como professora da educação básica no Colégio Bernardo Sayão. Foi vereadora pelo PSB, de 2008 a 2012 e presidente do Instituto Juarez Moreira, de  2004 a 2007, onde atuou coordenando atividades culturais, dentre elas, o Projeto “Caravana Circo Escola” desenvolvido  com a chancela do Ministério da Cultura, que levava a arte e cultura sob diferentes formas de manifestações culturais,  como:  cursos e apresentações de teatro, música e dança, arte circense, malabares, literatura de cordel às cidades do sul do Estado do Tocantins. É  escritora, tendo seu primeiro livro publicado no ano de 2000, intitulado: “Nos revezes, é possível?”. Colabora como escritora no Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi, publicado  anualmente  pela Editora Veloso.  É membro número 59 da Associação De Artes de Gurupi, na categoria Literatura. (Secom Gurupi)