Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Élson Caldas/Secom

Para melhora tender as demandas da região Sul da Capital, o Governo do Estado entregou na manhã desta quarta-feira, 16, a 2ª Cia dos Bombeiros, localizada na Rua 08, S/N, Quadra 44, Lt 08, em Taquaralto/Palmas. As novas instalações têm 562,72 metros quadrados de área construída com um custo mensal de aluguel, de R$ 6 mil.

A unidade, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Erli Lemos de Lima é uma necessidade da corporação que atua no local desde 2005. “Estávamos em locais não muito apropriados, porque demandava um pouco mais de tempo para atingir toda região. Com as novas estruturas que ficam mais centralizadas, vamos ter condições de melhorar o atendimento à população e dar uma resposta mais rápida às solicitações”, enfatizou.

Além da estrutura física, a unidade conta com 39 bombeiros, que segundo o comandante são o suficiente para as ocorrências desta região. “Vale lembrar que continuamos com o atendimento pelo 193, que recebe todas as ligações, faz a triagem e repassa para as equipes competentes”, destacou.

O investimento no novo prédio não é o único, mais R$ 1,4 milhões foram usados para adquirir novos equipamentos entregues na solenidade. Foram 10 pickups L-200 destinadas ao trabalho de AIF - Auto Incêndio Florestal, seis barcos de alumínio e seis motores de polpa.

Para o Secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, a ação de hoje se baseia no crescimento da região.  “Nós temos na Avenida Tocantins um espelho e o termômetro do crescimento das atividades comerciais e humanas, desta região, bem como as instalações residenciais que demandavam uma estrutura melhor para o Corpo de Bombeiros e esta nova estrutura é um reconhecimento ao papel que os bombeiros desempenham, principalmente no que diz respeito ao amor ao próximo e a servir a comunidade”, afirmou.

O Secretário falou ainda da discussão a respeito de um local definitivo para a corporação, visto que o prédio entregue hoje é alugado. “pretendemos realizar uma construção e um batalhão para atender esta região, para tanto já tratamos com o prefeito a respeito de uma área que fica próximo ao pronto atendimento e que pertence ao município e que já temos a sinalização de concessão”, enfatizou, acrescentando que isso é uma previsão para o futuro, uma vez que as novas instalações atende o momento da corporação e das necessidades.

Eduardo também falou sobre os debates em relação ao concurso para o efetivo do Corpo de Bombeiros. “Estamos abrindo novas instalações e falando em construção de um novo batalhão, isso significa que devemos fazer sim um concurso, mas isso será feito respeitando a lei de responsabilidade fiscal e a capacidade financeira do Estado e também é uma definição do próprio Governador com o comandante do Corpo de Bombeiros”, destacou.