Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi realizada na tarde da última sexta-feira, 18, na sede da Secretaria Estadual da Segurança Pública em Palmas, uma homenagem ao delegado de Classe Especial, Achiles Gonçalves Ferraz, por ocasião de sua aposentadoria que se deu nesse início de 2013. A homenagem foi realizada pela Diretoria de Polícia Civil da capital, na figura de seu diretor delegado Hélio Ferreira de Lima em parceria com a chefia de polícia por meio do delegado chefe José de Eliú de Andrada Jurubeba.

Em seus quase vinte e três anos de Polícia Civil, o delegado Achiles passou por muitas delegacias da capital e do interior tendo, também assumido cargos de importância na estrutura da Segurança Pública onde desempenhou suas funções no combate a criminalidade e na construção de uma Polícia Civil mais forte, e melhor estruturada.

O delegado Achiles Gonçalves Ferraz ingressou na Polícia Civil no dia 15 de Maio de 1990 e, primeiramente assumiu a Delegacia de Polícia de Araguacema. Depois disso o Delegado exerceu suas funções em Caseara e Divinópolis. Algum tempo depois, ele foi convidado a assumir a coordenação de polícia do interior em Palmas.

Em seguida trabalhou na  1º, 2º e 3º Delegacias de Polícia Circunscricional da capital. Ele também atuou como superintendente de Polícia Civil, foi diretor de inteligência e também desempenhou suas funções na Academia de Polícia Civil – Acadepol.

Achiles também foi titular em várias Delegacias Especializadas de Palmas com destaque para a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores – DERFRVA, Delegacia de Crimes de Trânsito, Delegacia da Infância e Juventude, Delegacia Estadual de Controle de Armas e Explosivos - Decame e, atualmente estava a frente da Divisão da Polínter e Capturas, onde desde do início de 2011, juntamente com sua equipe,  vinha desempenhado um ótimo trabalho que resultou na prisão de inúmeros criminosos e foragidos da justiça.

O secretário da Segurança Pública, que também prestigiou o evento, ao fazer uso da palavra, ressaltou a competência e a conduta profissional nos trabalhos do delegado Achiles em seus muitos anos de Polícia Civil.

O diretor de Polícia da capital, Hélio Lima, idealizador da homenagem, também falou da competência, profissionalismo, espírito de corpo e companheirismo do delegado Achiles, enfatizando que o mesmo fará muita falta a Polícia Civil.

Por fim o homenageado falou sobre o misto de alegria e tristeza que estava sentindo no momento. Alegria por se aposentar tendo a certeza do dever e da missão cumpridos durante o seu tempo como Delegado e, da tristeza por deixar a Polícia Civil, uma instituição que aprendeu a amar e respeitar e, também por deixar o convívio diário dos colegas policiais que muito contribuíram para que a sua missão fosse coroada de êxito e sucesso.

Além do Secretário da Segurança Pública, João Fonseca Coelho, do diretor de Polícia da capital, Hélio Ferreira de Lima , do delegado chefe da Polícia Civil, José Eliú, do corregedor geral de Polícia Judiciária, José Evando Amorim, um grande números de delegados e demais servidores da Polícia Civil se fizeram presentes a homenagem prestada ao delegado.