Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Mais de 31 mil alunos estão sendo esperados em 49 unidades educacionais de Palmas, nesta quinta-feira, 24, para início do ano letivo. As cinco Escolas de Tempo Integral do campo terão as atividades iniciadas no dia 4 de fevereiro e outras 12 unidades terão o retorno adiado em virtude de atraso na entregue de obras. Já as unidades inauguradas recentemente, ainda aguardam o mobiliário e também terão o início das aulas adiado.

As escolas e os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) prepararam uma programação especial de boas vindas para todos os alunos. “Neste primeiro dia letivo, vamos realizar o projeto Acolhida, que consiste em receber os alunos com atividades festivas, lúdicas e pedagógicas”, explicou a diretora da Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, Alice Harumi Izu Furukawa.

Ainda conforme a diretora, já neste dia inicial, os alunos irão conhecer todos os espaços pedagógicos que as escolas possuem, inclusive o bloco esportivo. A intenção é integrar estudantes ao ambiente escolar e motivá-los a prosseguir com empenho e dedicação aos estudos. “Todos, professores e demais servidores, estão ansiosos e preparados para receber da melhor forma possível nossos alunos”, disse a diretora.

Já a secretária da Educação, Berenice Barbosa, disse, durante encontro com servidores da educação no Espaço Cultural, que o compromisso da administração é fazer com que o estudante aprenda não só o conhecimento técnico, mas que cresça ainda mais como pessoa e cidadão. “Para alcançar esses objetivos, cada um de nós deve fazer o seu melhor”, conclamou a secretária, acrescentando que, dessa forma, as desigualdades serão superadas e novas oportunidades serão criadas.

Estrutura

Além das 66 unidades educacionais já existentes em Palmas, com capacidade para cerca de 35 mil vagas, a Prefeitura Municipal está construindo mais três Escolas de Tempo Integral (ETIs). As unidades estarão localizadas na Quadra 1.306 Sul e nos setores Bertaville e Lago Sul. E ainda, estão sendo construídas duas escolas padrão, além da ampliação das escolas Sávia Fernandes Jácome, Luiz Rodrigues Monteiro e Estevão Castro. As novas unidades irão oferecer, aproximadamente, 5.200 vagas.

Zona Rural

As Escolas de Tempo Integral (ETIs) localizadas na zona rural de Palmas possuem calendário letivo diferenciado, conforme faculta a Lei de Diretrizes Básicas da Educação, por isso o início das aulas naquelas unidades será no dia 04 de fevereiro. O Município possui cinco ETIs na zona rural: ETI Aprígio Thomas de Matos (na TO-010, Fazenda Consolação), ETI João Beltrão (Taquaruçu Grande), ETI Luiz Nunes de Oliveira (Buritirana), ETI Marcos Freire (Fazenda São João) e ETI Professora Sueli Prereira Reche (TO-030). (Secom Palmas)