Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Dicom AL

Foto: Dicom AL

A Assembleia Legislativa do Tocantins vai realizar nesta sexta-feira, dia 1º, às 09 horas, uma sessão especial de posse da nova Mesa Diretora do Parlamento. Seu novo presidente, deputado Sandoval Cardoso (PSD), foi eleito para o biênio 2013/2014 em 5 de julho do ano passado e será empossado com os demais parlamentares eleitos.

Também fazem parte da nova Mesa Diretora os deputados Osires Damaso (DEM), como primeiro vice-presidente, e Eduardo do Dertins (PPS), como segundo-vice-presidente. Os deputados José Geraldo (PTB), Toinho Andrade (PSD), Iderval Silva (PMDB) e Josi Nunes (PMDB) foram eleitos para a primeira, a segunda, a terceira e a quarta-secretaria, respectivamente. 

A solenidade de posse irá marcar o início de uma nova gestão que vai até 31 de janeiro de 2015. Devem comparecer ao evento lideranças políticas de todo o Estado, familiares dos empossados e servidores. 

Perfil

Reeleito para o segundo mandato em 2010, Sandoval Cardoso (PSD) foi o deputado estadual mais votado da história do Tocantins nas últimas eleições, com 27.072 votos. Agropecuarista, tem 35 anos e é natural de Goiânia, Goiás. Sua história de vida no Estado tem alicerce na pecuária e como empresário do agronegócio. 

Ainda jovem, comandou o Sindicato Rural de Colinas e assumiu a presidência da Fundeagro, o fundo estadual privado voltado para a sanidade animal. Sandoval ocupou também a vice-presidência da Confederação Nacional da Pecuária de Corte.

Tornou-se deputado estadual para o primeiro mandato em 2006, com 12.640 votos. Atualmente, ocupa o cargo de secretário das Cidades e do Desenvolvimento Urbano do Estado do Tocantins. É casado com Marcela Teixeira Nogueira e pai de Sandoval, Clara e Chloe. (Dicom AL)