Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Os dez membros do Conselho Tutelar de Gurupi foram empossados nesta última segunda-feira, 4, no Centro Cultural Mauro Cunha, numa cerimônia que contou com a participação da comunidade, vereadores, secretários municipais, da promotora da Infância e Juventude, Jussara Barreira Silva Amorim; da diretora regional de ensino de Gurupi, Adriana da Costa Pereira Aguiar; e do prefeito Laurez Moreira (PSB).  

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), José Guimarães, abriu a solenidade que empossou os membros eleitos no último dia 27 de janeiro, quando 3.116 pessoas votaram e elegeram os conselheiros que ficarão à frente do Conselho Tutelar no período de 2013 e 2015. “Nunca tivemos um evento como este e estamos felizes por ver que atual gestão está demonstrando importância ao trabalho do Conselho Tutelar. A atuação do Conselho será satisfatória com a participação de todos e parceria do poder público. Cada conselho é um braço que ajudará na administração de nossa cidade”, declarou José Guimarães. 

A vereadora Marilis Chaves, que representou o presidente da Câmara de Vereadores de Gurupi, destacou que a cidade necessita de mais um Conselho Tutelar, mas primeiro precisa estruturar o que já existe. “Sabemos das dificuldades que os conselheiros enfrentam, mas afirmo que eles podem contar com o prefeito Laurez e com os vereadores para terem condições adequadas de trabalho”, disse a vereadora. 

Tomaram posse os membros titulares do Conselho Leonita Guimarães Carvalho, Irizanethe Ribeiro Soares, Leonice Costa Luz, Danilla Mendes Nunes Façanha, Thays Azevedo dos Santos. Além dos cinco membros suplentes Delva Regina Silva da Rocha, Ivoneide Pinto Cerqueira Andrade, Eliene Azevedo da Silva, Kátia Tavares Santos, Márcia Gondim Domingos Duarte. 

Em nome das empossadas, a conselheira Leonita falou das dificuldades encontradas pelo Conselho Tutelar da cidade e destacou que o trabalho do Conselho Tutelar precisa da participação da comunidade e de todas as autoridades de Gurupi. “O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, mas que precisa da parceira da população, das autoridades e de todos órgãos públicos e privados. Vamos trabalhar para reduzir o número de agressão às crianças e adolescentes e para atender melhor a comunidade rural”, ressaltou Leonita Guimarães Carvalho. 

Em seu discurso o prefeito Laurez afirmou que os conselheiros serão valorizados e que terão total apoio da Prefeitura de Gurupi para realizar o seu trabalho. “A sociedade reconhece a importância do Conselho Tutelar e vocês terão um parceiro para fazer o melhor trabalho para as crianças e adolescentes. Peço que vocês façam um plano de trabalho, junto com a promotora e nossos secretários, para que possamos traçar melhores ações. Contem comigo. Tenho a certeza de que em breve vamos mudar a realidade das crianças de Gurupi. Vamos arrumar um novo local adequado para o Conselho Tutelar”, declarou Laurez Moreira. 

Também prestigiaram a posse dos membros do Conselho Tutelar os vereadores Walter Junior, Gledyson Nato, Ivanilson Marinho, Ataide Pereira, Valdônio Rodrigues e Lêca.