Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Tocantins divulga os resultados da Operação Carnaval 2013, realizada desde a última sexta-feira (08) até ontem (13). Foram registradas quatro mortes este ano. Em 2012 não houve registro de vítimas fatais. Ao todo foram 23 acidentes registrados.

Durante os trabalhos de reforço no policiamento, a PRF intensificou a fiscalização especialmente na BR 153. Nos perímetros urbanos de Araguaína e Gurupi, onde há maior circulação de pessoas, o trabalho foi direcionado à verificação dos documentos do condutor e veículo, checagem de equipamentos obrigatórios e testes com etilômetro (bafômetro).

 Dentre outras ocorrências neste período foram apreendidos 20 Kg de maconha, 14 unidades de anfetaminas/barbitúricos, 02 armas de fogo, 01 veículo com ocorrência furto/roubo, 01 indivíduo com mandado de prisão em aberto.

Apesar das ações efetivas da PRF, demonstrada no aumento de 46% de veículos fiscalizados e 96% de testes de etilômetros em relação a 2012,  em razão da imprudências de alguns motoristas houve  acréscimo nos números de acidentes e vítimas. Este cenário mostra que a segurança no trânsito não depende apenas das ações de fiscalização, mas passa essencialmente pela conscientização dos condutores.

Dentre os acidentes com morte um foi emblemático para a PRF. Um condutor havia sido multado por ultrapassagem nas proximidades de Gurupi às 09 horas, sendo que às 12:30 horas próximo a Guaraí ao fazer nova ultrapassagem colidiu com outro veículo resultando em sua morte e de 02 crianças.

Foram realizados 1.256 testes com etilômetro, resultando em 35 autuações e 12 prisões. Os números demonstram que a maior parte dos condutores têm consciência dos riscos que o álcool representa no trânsito. (Com informações da Assessoria)