Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos anunciou na tarde desta sexta-feira, 15, em entrevista coletiva em seu gabinete no Palácio Araguaia, alterações na estrutura administrativa do Governo do Estado. As medidas anunciadas têm objetivo de reorganizar a gestão e estão sendo adotadas após estudos feitos pela Secretaria Estadual da Administração (Secad), considerando a melhoria da eficácia e eficiência do serviço público, a redução dos níveis hierárquicos, a flexibilidade na execução das ações e economia para os cofres públicos.

“A reforma visa eficiência em primeiro lugar. Em segundo, a redução dos custos. Com essas mudanças, a meta é fortalecer as secretarias e torná-las eficientes para que desenvolvam um bom serviço ao cidadão tocantinense”, disse o governador.

Entre as modificações anunciadas por Siqueira Campos, está a criação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Inovação Tecnológica, a partir da junção de duas importantes pastas na administração estadual, a Indústria e Comércio e a Ciência e Tecnologia. A ação imediata da nova pasta está focada na melhoria dos indicadores econômicos do Tocantins com atração de novos investimentos.

Outra mudança anunciada aos jornalistas foi o desmembramento da Secretaria Estadual da Comunicação Social, que ficará responsável pelas atividades relacionadas à publicidade e marketing. Já para coordenar a área de jornalismo – até o momento atribuição da secretaria – será criada uma agência de notícias.

O Gabinete do Governador será transformado em Secretaria Geral da Governadoria, que absorverá as atividades da área – administrativas, financeiras e patrimônio das secretarias instaladas no Palácio Araguaia – da Casa Civil, Casa Militar e Secretaria de Relações Institucionais, Secom e a nova agência de notícias. Siqueira Campos ressaltou que a autonomia dessas pastas não será alterada.

Mais alterações

Conforme o governador Siqueira Campos, a Secretaria de Juventude e Esportes será desmembrada em duas pastas. A Secretaria da Juventude continua sob o comando de Olyntho Neto, enquanto que para a nova Secretaria do Esporte o governador convidou o deputado federal Eduardo Gomes. “O convite foi feito ao deputado, que é um excelente parlamentar com trânsito nas esferas nacionais, o que será muito importante para o Tocantins em virtude de um período repleto de grandes eventos esportivos no País como Copa do Mundo e Olimpíadas”, disse o governador. 

Conforme já anunciado pelo próprio governador Siqueira Campos, a Secretaria das Cidades e do Desenvolvimento Urbano e a Secretaria da Habitação serão, agora, uma única pasta, que ficará sob o comando do secretário Raimundo Frota.

O governador afirmou ainda que a Secretaria da Cultura não sofrerá alterações. (Secom)