Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Wilson Rodrigues

Foto: Wilson Rodrigues

O governador Siqueira Campos recebeu em seu gabinete a visita de cortesia do empresário Jose Eduardo Barbosa dos Santos, dono do Projeto Tamborá, localizado em Almas, sudeste do Tocantins. O Tamborá é o maior empreendimento de piscicultura e frigorífico de peixes do País e está entre os maiores do mundo. Na reunião com o governador, que também contou com a participação da diretora geral do Sebrae/TO, Mila Jaber e da Secretária da Cultura, Kátia Rocha, o empresário falou das inovações tecnológicas no Tamborá, que produz 200 toneladas de pescado por mês e concilia a atividade econômica à preservação ambiental.

Siqueira Campos parabenizou o empresário, que iniciou o Projeto unindo as fazendas Tamborá em 1994, depois de estudos que constataram que a região Sudeste do Estado comporta as melhores condições para a atividade de piscicultura.

As fazendas Tamborá possuem hoje uma área de 500ha de espelho d’água produtivos, ainda com capacidade de expansão. As espécies da Amazônia são criadas no Projeto, com destaque para o Tambaqui. Os produtos, inclusive o couro do Tambaqui, são exportados para outros Estados e até para a Europa e EUA.