Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP), e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Marco Antony Villas Boas, assinaram na tarde desta segunda-feira, 25, Termo de Cooperação para implantação do Sistema Biométrico em Palmas, em que dados de 151.114 mil eleitores serão atualizados.  

Em Palmas, o Sistema Biométrico será implantado no período de abril de 2013 a março de 2014, sendo que será feito o recadastramento dos eleitores com a atualização dos dados eleitorais, coleta de fotografia, impressões e assinatura digitais.

Os eleitores da capital serão recadastrados para usar o Sistema Biométrico, que consiste na identificação por meio das impressões digitais. Com a tecnologia, torna-se praticamente impossível a fraude na identificação do eleitor, uma vez que, cada pessoa tem impressões digitais únicas.

O prefeito opinou que o sistema eleitoral brasileiro é um dos mais confiáveis do mundo, e se colocou à disposição para o aperfeiçoamento do mesmo na capital, assim como, para a divulgação do trabalho a ser realizado.  “O nosso sistema eleitoral é único e encurta prazos no processo da democracia”, disse ele.

Parceria

Dentro do termo de cooperação assinado nesta segunda, o Município de Palmas disponibiliza 25 servidores municipais para auxiliarem nos trabalhos relativos ao cadastramento biométrico dos eleitores da capital, sob a orientação e supervisão do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO).

Participaram também da assinatura do termo, o procurado geral do Município, Públio Borges Alves e o diretor geral do TRE/TO, Francisco Cardoso. (Secom Palmas)