Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a expectativa de comercializar cerca de 800 toneladas de flores por semana, a Prefeitura de Palmas inaugura na próxima sexta-feira, 1º de março, às 19 horas, a Central das Flores, localizada na Feira da 304 Sul. O anúncio foi feito pelo prefeito Carlos Amastha (PP), durante coletiva realizada na manhã desta terça-feira, 26. 

O espaço foi projetado em 2012 e agora se torna realidade, por meio de uma parceria entre a Associação de Flores Tropicais do Tocantins e a Prefeitura, que além de ceder a área, está investindo cerca de R$ 100 mil e disponibilizando todos os serviços de jardinagem e infraestrutura. O projeto conta também com o apoio do Sebrae, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Secretaria Estadual de Agricultura.

A central terá 11 expositores no espaço interno e oito no externo, sendo esta última área destinada à comercialização de plantas ornamentais. O funcionamento será de terça a sexta-feira, das 16 às 22 horas, e aos sábados das 8 às 12 horas.       

Valorização

Na ocasião, o prefeito destacou a necessidade de se investir no setor. “Se não valorizamos o que temos de mais lindo, o mundo também não vai valorizar”, destacou. Para o prefeito, as flores possuem alto valor agregado e podem ser produzidas na capital o ano inteiro.

O movimento de cultivo das flores em Palmas começou em 2007.  O presidente da Associação de Produtores de Flores, Folhagens e Sementes Tropicais de Palmas (Astropicais), Marcino Pereira Lima, citou o empenho do prefeito Amastha em fortalecer o setor. “Neste governo sentimos firmeza na parceria. É mais um incentivo consolidado para mostrar as belezas das flores tropicais que temos”. (Secom Palmas)