Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Deputada federal Dorinha Seabra é a promotora do evento

Deputada federal Dorinha Seabra é a promotora do evento Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Deputada federal Dorinha Seabra é a promotora do evento Deputada federal Dorinha Seabra é a promotora do evento

Acontece nesta sexta-feira, 1º de março, um encontro com prefeitos tocantinenses cujo objetivo é apresentar aos novos gestores municipais os programas do Governo Federal e de que maneira eles têm reflexo direto nas Prefeituras. O evento acontece a partir das 8 horas no auditório da Justiça Federal.

O encontro está sendo promovido pela deputada professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) que, devido a grande demanda de prefeitos eleitos e reeleitos em seu gabinete, viu a necessidade de realizar uma reunião com a participação de órgãos federais e estaduais para tirar dúvidas dos gestores e tratar das necessidades mais urgentes dos municípios.

Segundo a parlamentar, esse evento marca o início de uma agenda que visa atender todos os gestores municipais do Tocantins, que buscam com frequência o apoio da parlamentar tanto na liberação de emendas para as suas cidades como na forma de das prefeituras atuarem junto a outros órgãos federais. Nesta etapa, são cerca de 40 prefeitos que irão participar do encontro.

“Elencamos alguns temas que estão sendo muito recorrentes de interesse dos municípios. Sei que já foram realizados vários encontros para prefeitos, mas esse é mais focado nas áreas de interesse das prefeituras”, disse Dorinha.

Serão tratados temas relacionados a ações e parcerias com órgãos federais, plano municipal de saneamento, ICMS ambiental, educação e transporte escolar, meio ambiente e recursos hídricos e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). “Independente de questão partidária, esses municípios têm suas necessidades e também buscam parcerias, lembrando que são muitas as cidades tocantinenses que têm uma dificuldade técnica e financeira e a nossa intenção é colaborar para diminuir essa deficiência”, pontuou. 

Participam do encontro o Superintendente Estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) Amauri Sousa de Lima, o Superintendente Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) Onofre Marques de Melo, o Presidente da Agência Tocantinense de Saneamento Edmundo Galdino, Secretário Executivo da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) Ricardo Teixeira, o Superintendente Estadual do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) Roberval Gomes da Silva, o Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Alan Barbiero,  o Consultor Ambiental Hélio Márcio e o assessor parlamentar Carlos Manzini Júnior.

O encontro será finalizado com uma reunião com o Secretário Estadual de Relações Institucionais Eduardo Siqueira Campos no Palácio Araguaia. 

Programação

8 horas - Abertura

8h30 – Ações e parcerias no Tocantins - Amauri Sousa de Lima, Superintendente Estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT)

9 horas – Plano Municipal de Saneamento - Onofre Marques de Melo, Superintendente Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa)

9h30 - Saneamento Básico - Edmundo Galdino, Presidente da Agência Tocantinense de Saneamento

10 horas - Parcerias, municipalização e transporte escolar - Ricardo Teixeira, Secretário Executivo da Secretaria Estadual de Educação (Seduc)

10h30 – Parcerias e Programas direcionados para assentamentos - Roberval Gomes da Silva, Superintendente Estadual do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA)

11 horas -Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Alan Barbiero, Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

11h30 - Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2) – Carlos Manzini Jr, assessor parlamentar da Dep. Professora Dorinha

12h20 - ICMS Ecológico - Hélio Márcio, Consultor Ambiental

13 horas – Almoço

16 horas - Reunião com o Secretário Estadual de Relações Institucionais Eduardo Siqueira Campos, na sala de reuniões do Palácio Araguaia.

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif