Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação  Moacir Bruzon expõem objetivos da Secretaria ao empresário Oswaldo Stival Moacir Bruzon expõem objetivos da Secretaria ao empresário Oswaldo Stival

O secretário Municipal de Abastecimento e Cooperativismo de Gurupi, Moacir Bruzon, visitou a Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu) na manhã desta segunda-feira (04/03), quando foi recebido pelo presidente da Cooperfrigu, Oswaldo Stival. 

Durante o encontro, que aconteceu na sede da Cooperativa, o secretário Moacir Bruzon, falou da criação da Secretaria, seu objetivo e as principais ações que devem ser implementadas pela pasta. Entre as atividades previstas pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Abastecimento e Cooperativismo de Gurupi estão: a criação de uma cooperativa de catadores de material reciclável em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente; a formação da cooperativa dos produtores da agricultura familiar, que está em fase de implantação visando fortalecer o pequeno produtor e valorizar os seus produtos; e ainda a realização da Feira do Produtor, que deve acontecer nas Feiras da Rua 7 e da Rua 13, em um dia de semana. 

“Vamos trabalhar visando dar funcionalidade ao cooperativismo. Temos boa vontade e vamos buscar parceiros que possam nos auxiliar nestas atividades. Por isso, viemos até a Cooperfrigu, que é a maior cooperativa de Gurupi e uma das maiores do Estado. Aqui temos um exemplo de uma cooperativa que já tem história, credibilidade e tem papel fundamental no desenvolvimento de nossa cidade”, destacou Bruzon, ressaltando que o apoio da Cooperfrigu irá possibilitar uma troca de experiência importante para outros produtores, já que o frigorífico é um exemplo de sucesso do cooperativismo gurupiense. 

O presidente da Cooperfrigu destacou a importância de implantar a cultura do cooperativismo em Gurupi e frisou que o frigorífico está aberto para parcerias. “Estamos à disposição para ajudar no desenvolvimento de nossa cidade. Se desenvolvermos Gurupi, todos crescem e o crescimento do município é do nosso interesse também”, destacou Oswaldo Stival. 

Cooperfrigu

A Cooperfrigu promove a comercialização de produtos bovinos e seus derivados em parceria com diversos associados regionais. Atualmente, a Cooperativa gera 600 empregos diretos, está habilitada para exportar para mais de 130 países e no atual momento abate em média, por dia, 800 cabeças de animais e tem como principais compradores os países da Rússia, Egito e Hong Kong.