Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins reivindica do Governo o cumprimento da Instrução Normativa de nº 002, de 3 de fevereiro de 2010, que dispõem sobre diárias ao servidor público quando surge a necessidade de locomoção urbana para fora da sede do local de trabalho, seja estadual, nacional ou para fora do país.

Atrasadas desde o último mês de dezembro, os servidores descontentes em virtude de estar causando transtornos financeiros denunciaram ao Sintras alegando que estão necessitando de utilizar de cartões de créditos e outros meios para custear as viagens realizadas a serviço do Estado.

Diante do impasse,  Sintras protocolou na Sesau nesta segunda-feira, 11, ofício de nº 50, cobrando o cumprindo da normativa para não deixar que os servidores venham a pagar para trabalhar.

Outra reivindicação do sindicato é o reajuste dos valores dessas diárias, pois, há mais de três anos, segundo o Sindicato,  não foi feito nenhum reajuste. O sindicato conta que para evitar menos gastos financeiros, estes servidores estão utilizando dos alojamentos do Sintras localizados em alguns municípios e que foram criados para dar suporte aos seus filiados e representados.

De acordo com o presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, o Governo tem que respeitar os servidores. “Para que o servidor cumpre suas obrigações profissionais, o Governo deve cumprir também com a normativa que possibilita o deslocamento do servidor para fora da sua sede de trabalho”, ressalta o presidente.

Procurada pelo Conexão Tocantins a secretaria de saúde reconheceu o atraso nas diárias e informou que está trabalhando em caráter emergencial para regularizar todas as solicitações pendentes.