Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Após vários questionamentos feitos pelo senador Ataíde Oliveira (PSDB) no Senado com relação ao Sistema S, a Fecomércio encaminhou nota onde explica sobre a atuação e também prestação de serviços através da oferta de cursos de várias áreas. Ataídes chegou a questionar os recursos públicos que o sistema recebe. “De acordo com o princípio da reserva do possível, temos buscado ampliar a prestação dos serviços à medida que o orçamento destinado ao Estado permite”, explicou.

Sobre o questionamento com relação ao preço dos cursos eles afirma que sempre estiveram de acordo com os valores praticados pelo mercado ou bem abaixo deles. Na nota são apresentados números de atendimentos e cursos oferecidos.

Na nota o Sistema se coloca à disposição de todos que queiram ter acesso ao funcionamento das entidades. “Estamos de portas abertas para recebê-los em uma visita às nossas dependências, bem como para se inteirarem das nossas prestações de contas”, consta na nota.

Veja a íntegra da nota:      

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC TOCANTINS

O Sistema Fecomércio Sesc Senac Tocantins vem a públicofrisar que a entidade sempre prezou pela transparência e pela lisura em seus processos, tendo todas as suas contas aprovadas pelos órgãos competentes tais como CGU e TCU. A entidade vem trabalhando há mais de 20 anos no Estado, incansavelmente, com o intuito de levar à população um atendimento cada vez melhor. De acordo com o princípio da reserva do possível, temos buscado ampliar a prestação dos serviços à medida que o orçamento destinado ao Estado permite. Ainda assim, o sistema conta hoje com 20 UNIDADES fixas e 4 UNIDADES móveis, distribuídas nas principais cidades no Tocantins, as quais atendem mais de 10 MIL PESSOAS diariamente. Além disso, são realizados pela Fecomércio, Sesc e Senac atendimentos em parcerias com órgãos e entidades públicas em todo o Tocantins, reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico e bem estar da população tocantinense.

No Tocantins, o Senac é o maior agente de capacitação, sendo responsável por formar mais de 250 mil profissionais para o mercado de trabalho do comércio de bens, serviços e turismo. A entidade segue categoricamente a todas as orientações dos órgãos superiores no que tange à disponibilização de cursos gratuitos para a população. Com relação aos cursos pagos, estes sempre estiveram de acordo com os valores praticados pelo mercado ou bem abaixo deles. São mais de 100 cursos de capacitação nas áreas de hospitalidade, gestão, informática, saúde, beleza, entre outros, sendo que mais da metade dos recursos são destinado aos cursos gratuitos da Formação Inicial ao Nível Técnico.

O Sesc atende os comerciários levando qualidade de vida por meio do esporte, educação, assistência social, cultura e lazer. Só no ano de 2012 foram realizados quase 13 MILHÕES DE ATENDIMENTOS no Estado. Além disso, através do Programa Mesa Brasil, também atua no combate à fome e desperdício de alimentos distribuindo 6 TONELADAS DE ALIMENTOS diariamente para as famílias carentes por meio de instituições cadastradas. Outro projeto que se destaca nessa área é o Projeto Carrossel que cuida de mais de 300 CRIANÇAS CARENTES. Com o incentivo à prática de esporte, o projeto evita a permanência dessas crianças nas ruas.

Assim, reiteramos o convite a todos interessados para que venham conhecer as unidades e os trabalhos realizados por esta casa. Estamos de portas abertas para recebê-los em uma visita às nossas dependências, bem como para se inteirarem das nossas prestações de contas.