Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Os delegados da Comitiva-Tocantins que participa da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (I CNDR) assistiram a aula-espetáculo, ministrada pelo professor e escritor paraibano, Ariano Suassuna, ministrada durante a Conferência, nesta última quarta-feira, 20, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. Entre os ouvintes, estiveram presentes o presidente da república em exercício, Michel Temer e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que na oportunidade anunciaram o Pacto de Metas para redução das desigualdades regionais, a ser firmado entre os ministérios.

No decorrer de sua apresentação, Suassuna, que atualmente é secretário de Governo do Estado de Pernambuco, encantou e fez a plateia gargalhar, ao tempo que provocou nesse mesmo público, reflexões sobre os valores nacionais e os desafios para a redução das desigualdades, com o compartilhamento de experiências vividas ao longo de seus 85 anos e que apontam a cultura como o ponto de partida.

Conferência Magna

Pela manhã, os delegados acompanharam a apresentação de levantamentos que apontaram avanços do Brasil em relação à distribuição de renda, com participação plenária de orientações da I CNDR. Em seguida reuniram-se em grupos de trabalho, divididos por eixos temáticos, são eles, a Governança, Participação Social e Diálogo Federativo, o Financiamento do Desenvolvimento Regional, as Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade e os Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável, que devem priorizar diretrizes e princípios para composição da nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Na próxima sexta-feira, 22, acontece a plenária conclusiva para entrega do documento e encerramento da Conferência Nacional.

Destaques da Programação

Nessa semana, entre outras atividades, a delegação tocantinense participou também do lançamento do Observatório do Desenvolvimento Regional (ODR), disponibilizado pelo Ministério da Integração e da candidatura do país para sediar, em 2014, a conferência global da Regional Studies Association (RSA). No seminário internacional “Política Regional no Contexto Global”, que destacou a importância do diálogo para o desenvolvimento de políticas regionais, o grupo assistiu a apresentação do Relatório Territorial do Brasil pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), resultado de um estudo inédito sobre as políticas públicas do país, promovido pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

ODR

Esse Observatório do Desenvolvimento Regional (ODR) trata-se de um portal de dados georeferenciados com informações sobre a dinâmica regional do Brasil, onde será possível aos usuários cadastrados, realizarem análises comparativas, a partir da criação de gráficos e tabelas com o cruzamento de dados e indicadores.

RSA

A (Regional Studies Associations - RSA) ou Associação de Estudos Regionais é uma instituição científica que visa promover o debate sobre políticas regionais de desenvolvimento. Considerada uma das mais importantes organizações especializadas em estudos e pesquisas regionais, com sede no Reino Unido, a RSA estuda entre outros temas, a urbanização, a política territorial, os processos migratórios e as relações entre países vizinhos. (Ascom/Semades)