Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) recebe nesta quinta-feira, 21, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), imagens do Tocantins adquiridas pelo satélite Rapideye em 2011. O repasse dessas imagens faz parte do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Semades e MMA em dezembro do ano passado, com objetivo de dar suporte para a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Estado.

Na ocasião o representante da Semades, Adriano Silva Pinto, participa de workshop que vai orientar sobre as responsabilidades do uso das imagens no Tocantins. O evento acontece em Brasília, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

De acordo com Adriano Silva, as imagens de satélite vão permitir com que a Semades faça o mapeamento das áreas de preservação permanente, áreas de vegetação remanescentes de propriedades rurais e monitore o desmatamento. “Após essa fase vamos partir para a finalização de um sistema, no qual o produtor poderá fazer a adesão ao CAR de forma mais ágil e transparente, diminuindo o fluxo do trabalho do Naturatins”, explicou.

Um dos benefícios de adesão ao CAR é a possibilidade de o produtor buscar recursos junto à instituições financeiras: "Os bancos só vão liberar financiamento àqueles que estiverem inscritos no CAR", pontuou Adriano. (Ascom Semades)