Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Na última semana, uma leitora do município de Paranã, denunciou, através de e-mail encaminhado ao Conexão Tocantins, as más condições da escola municipal do distrito de Jacilândia. A escola passou a receber os alunos do primeiro ao quinto ano que estavam no colégio estadual no município. De acordo com a moradora, a escola municipal não tem condições físicas e estruturais para receber a nova demanda de estudantes.

Ainda segundo a moradora, que não quis se identificar, pais de alunos chegaram a realizar um ato no salão da igreja local para tentar impedir que os alunos fossem transferidos.

Em entrevista ao Conexão Tocantins na manhã desta segunda-feira, 25, a secretária de Educação do município de Paranã, Gildeína Lopes de Souza, frisou que a medida é um cumprimento da lei que determina que as séries iniciais do ensino fundamental são de responsabilidade do município. O Estado, segundo a Lei, fica a encardo das séries finais e do Ensino Médio. “Esta foi uma determinação da Seduc (Secretaria Estadual da Educação), que tinha que cumprir a lei”, completou.

Na ocasião, a secretária confirmou que a escola municipal estava em estado de abandono e sem condições de receber os alunos vindos do ensino estadual. De acordo com Gildeína, no entanto, as adequações emergenciais já foram concluídas e o colégio está em condições de receber os estudantes. “Nós temos três salas que recebem seis turmas em dois turnos. A escola já tem condições de receber estes alunos”, disse, completando que a instalação dos aparelhos de ar-condicionado foi concluída no final de semana.

Por conta da reforma emergencial, a secretária informou que foi necessário que os alunos perdessem uma semana de aula. Gildeína informou ainda que a meta agora é ampliar as instalações escolares. “Nós vamos iniciar a ampliação da escola. Vamos construir uma sala de reforço, estruturar a cozinha e instalar um laboratório de informática”. O prazo informado pela gestora foi de 60 dias para que todas as obras estejam concluídas.