Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Os agricultores familiares que ainda estão inadimplentes com as linhas de crédito do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) têm até a próxima quinta, dia 28, para a adesão à renegociação das dívidas. Nos últimos meses, equipes de técnicos agrícolas da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro) visitaram propriedades rurais do Estado para mobilizar os produtores para a adesão à nova renegociação.

Na mobilização, as equipes visitaram 44 municípios, que sediaram reuniões para as orientações sobre as renegociações, abrangendo 2.394 agricultores familiares do Estado. Nas propriedades rurais, os técnicos ainda orientaram sobre as novas mudanças que facilitam a renegociação, além de comunicar as documentações necessárias.  

Para o coordenador de Crédito Fundiário da Seagro, José das Crianças da Costa, as visitas estão surtindo efeitos positivos. “Notamos que os agricultores inadimplentes estão buscando informações para regularizarem suas dívidas. As agências financeiras também estão empenhadas neste processo para a adesão dos agricultores. É importante ressaltar que os agricultores têm até dia 28 para procurar as agências onde foram efetuadas as suas linhas de créditos para realizar a renegociação”, disse. 

Nova resolução

No início deste ano, o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário - divulgou a nova resolução 4.178, que facilita aos agricultores familiares a adesão à renegociação de dívidas. Na Resolução anterior, a nº 4.029, os juros variavam de 2% a 5% e as parcelas eram limitadas em apenas seis. Já na atual, 4.178, o juro foi reduzido de 0,5 a 2% e as renegociações ocorrerão em todas as parcelas vencidas e vincendas, até o dia 28 de junho de 2012, dentre outros benefícios. (Ascom Seagro)